O comércio varejista da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte registrou um crescimento expressivo de 12,8% em 2024, atingindo uma receita recorde de R$ 70,8 bilhões, conforme levantamento do Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), baseado na Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista da Fecomercio São Paulo.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Esse foi o melhor desempenho da série histórica, iniciada em 2008, e colocou a região como a segunda de maior crescimento no estado de São Paulo, ficando atrás apenas de Guarulhos.
Setores em destaque
Turismo e empregos impulsionam setor
Para Dan Guinsburg, presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, o resultado foi excepcional e reflete um ciclo positivo que já vinha ocorrendo nos últimos anos. "A região tem um forte apelo turístico, um setor que vem crescendo desde a pandemia. Além disso, o aumento do emprego formal contribuiu para que mais famílias tivessem renda e maior poder de compra", destacou.
Ele também enfatizou que, apesar do crescimento, muitos empresários ainda desconfiam dos números. "O volume de vendas online aumentou bastante e a concorrência ficou mais acirrada. Mas esses dados são oficiais, baseados nas notas fiscais registradas na Receita Estadual", explicou Guinsburg.
Perspectivas para 2025
Apesar do desempenho positivo, o Sincovat alerta que 2025 será um ano desafiador. O setor enfrentará uma base de comparação forte, inflação acima da meta e o impacto do aumento da taxa Selic no crédito. Alguns segmentos, como autopeças, concessionárias de veículos e vestuário, já mostram sinais de desaceleração.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
Diante desse cenário, Guinsburg recomenda cautela: "Os empresários precisam ser estratégicos na formação de estoques e nos investimentos para manter a competitividade no mercado".
Metanol: casos descartados de intoxicação sobem para 369 em SP
Veja balanço atualizado das investigações
Mauro Vieira se reúne com Lula após encontro com Marco Rubio
Chanceler brasileiro conversou com presidente após reunião com senador americano
Príncipe Andrew renuncia a seu título real imerso em escândalos
Irmão do Rei Charles III abandona status de "Sua Alteza Real"
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.