Sabatinado na ACI (Associação Comercial e Industrial) de São José dos Campos nesta quinta-feira (7), o candidato a prefeitura joseense pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), Doutor Constantino Cury, defendeu fortemente que a cidade tem um orçamento bilionário que deveria, e será caso seja eleito, ser aplicado em obras de maior impacto social e atendimento ao cidadão.
Sobre saúde, o médico disse que, caso seja eleito, haverá uma central única de marcação e as consultas na rede pública deverão ser marcadas para no máximo 14 dias. Se a consulta não for marcada dentro desse prazo, a pessoa receberá um voucher para marcar na rede privada. Disse que pretende não terceirizar o serviço de saúde pública.
“Não vou terceirizar problemas. Não vou contratar clínicas particulares, organizações sociais, e passar para elas administrem a saúde do município. Muitas dessas organizações são dignas, mas é papel do prefeito e do secretário fiscalizarem”, disse.
Ainda sobre saúde, o candidato disse que é possível construir, e fará em poucos meses de governo caso seja eleito, o Hospital Veterinário Municipal e o Hospital da Mulher. Constantino afirmou que o município tem dinheiro construir os novos hospitais e que também fará parcerias com empresários, como a que foi feita para construção do Hospital Municipal, que foi concluído em 45 dias.
O candidato destacou que o turismo de São José dos Campos pode ser mais explorado, em especial por conta do distrito de São Francisco Xavier. Ele pretende, caso seja eleito, criar a Via São Francisco, que será uma nova pista de acesso ao distrito.
Dr. Dury afirmou que a cidade já tem um turismo empresarial, mas também há belezas naturais no perímetro urbano joseense que não são conhecidos nem mesmo pela própria população.
Sobre mobilidade urbana, o candidato elogiou e disse que dará continuidade ao projeto da Linha Verde. Disse ainda que pretende ampliar o projeto e também melhorar ao acesso ao bairro Urbanova através de três pontes.
Ainda no tema, o candidato disse que estudará a possibilidade de custo zero na passagem de ônibus. Ele propõe que os desempregados entrarão no grupo de gratuidade. Constantino Cury disse que é possível fazer a tarifa custo zero.
Sobre a geração de empregos, o candidato afirmou que a cidade exporta muita mão de obra especializada e é preciso criar condições para que as empresas se instalem na cidade para que esses profissionais permaneçam aqui. Para ele, a desburocratização é a melhor ferramenta para atração dessas empresas.
“Nós exportamos muitos cientistas formados aqui em São José dos Campos. Muitos cientistas que vão construir avião no Oriente Médio e na Ásia. E porque não convidar essas empresas para fazer outras empresas aeronáuticas aqui? [...] Tem que ir atrás e não criar dificuldades. Porque se você desburocratizar, você fizer com que essa empresa venha com facilidade para o município, nós temos a melhor mão de obra especializada do Brasil”, disse.
O candidato destaca que até mesmo a cobrança do IPTU pode ser revista para atrair as empresas. “Quem gera mais emprego, teria que pagar menos IPTU. O rico paga proporcionalmente menos IPTU do que o pobre que mora em um terreno de 150 metros”, destacou.
Durante a sabatina, Constantino Cury elogiou algumas ações da atual gestão, como o projeto da Linha Verde, o Parque Tecnológico e a construção do Hospital de Retaguarda. Contudo, criticou fortemente a gestão do orçamento e a construção da Ponte Estaiada. O candidato disse mais de uma vez que a cidade é muito rica e teria condições de fazer obras voltadas para a população.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.