Uma criança de três anos precisou ser socorrida pela GCM (Guarda Civil Municipal) nesta terça-feira (20), após bater a cabeça em um deck em um ponto turístico de São José dos Campos. O pai da menina a pegou no colo e a levou para uma viatura da corporação. Ela teve uma parada respiratória por complicações do acidente e precisou receber os primeiros socorros dos guardas.
De acordo com a GCM, o caso aconteceu pela manhã, na Avenida São José, no local conhecido como Deck do Banhado. A mãe estava trocando a roupa da criança, quando se descuidou e a filha caiu. Ela bateu a cabeça e, com o impacto da queda, acabou desmaiando.
O pai teria ficado desesperado com a filha desacordada, mas encontrou uma viatura da GCM estacionada próxima ao local do acidente. Ele foi até os guardas com a criança no colo e pediu ajuda, mas achava que a criança havia morrido. O pai também contou aos agentes que o corpo estava rígido e a criança não conseguia respirar, além de não apresentar pulsação.
Os guardas perceberam que a criança estava sufocada com o próprio sangue e fizeram manobras de primeiros socorros. A intervenção surtiu efeito e a criança voltou a apresentar os sinais vitais.
Por segurança, ela foi levada a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), onde permaneceu em observação até receber alta, na tarde de terça-feira.
Os guardas contam com um curso de formação de 720 horas, durante seis meses, para conseguirem atuar em situações como as de acidentes que envolvam primeiros socorros. Somente em 2020, a GCM atendeu cerca de 24,6 mil ocorrências de vários tipos em São José dos Campos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.