Por Meon Em RMVale

Defesa Civil monitora nível do rio Buquira para segurança de moradores da zona norte de São José

Chuva que atinge a região desde domingo provocou inundações e quedas de barreira

rio_buquira_monteiro_lobato

A Defesa Civil de São José dos Campos está monitorando o nível do rio Buquira, que corta a região norte da cidade e o município de Monteiro Lobato. Desde a chuva que caiu entre a noite de domingo (25) e a madrugada de segunda-feira (26), a calha do rio transbordou, causando alagamentos na SP-50 e diversos pontos de Monteiro Lobato.

A Prefeitura de Monteiro Lobato decretou estado de alerta por conta das chuvas que atingem a cidade na tarde desta segunda-feira.

A queda de uma barreira interditou a rodovia SP-50 até as 9h30 desta segunda-feira.  Em São José dos Campos, os bairros Buquirinha e Costinha foram mais atingidos pela cheia do rio. Porém, nenhuma moradia havia sido atingida até o final da tarde. 

Agentes da Defesa Civil monitoram as chuvas remotamente por meio das informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), que opera dez pluviômetros no município.

Segundo a Defesa, o monitoramento do nível das águas do rio Buquira é feito no local, por agentes, e também por meio de informações de voluntários. A avaliação no final da tarde apontava uma redução das chuvas na cabeceira do Buquira, indicando que, caso não ocorram mais chuvas fortes, a tendência é que o nível na região de São José permaneça estável ou comece a diminuir.

Em outras regiões de São José, a situação permanece sob controle. Na região sul, alvo da chuva com ventos fortes na sexta-feira (23), prosseguiu a operação de rescaldo com recolhimento de árvores e galhos. Na região leste, foram atingidos no sábado Eugênio de Melo e Galo Branco, porém sem vítimas e com situação também controlada.

Leia também:

Chuvas alagam Monteiro Lobato e provocam queda de barreira na SP-50
Nebulosidade aumenta e chuvas isoladas permanecem na RMVale
Defesa Civil monitora rio em Monteiro Lobato; zona leste de São José também sofre alagamentos
Rajadas de vento chegam a 103 km/h na zona sul de São José; veja fotos e vídeos

Whatsapp WhatsMeon Whats 02 Horizontal

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...