RMVale

Deslizamentos de terra lideram ocorrências da Defesa Civil de Caraguá

Oito famílias tiveram de deixar suas casas em áreas de risco durante dezembro passado

Escrito por Meon

13 JAN 2022 - 20H49

Deslizamento Caragua

Os escorregamentos de terra lideram o ranking de ocorrências de dezembro da Defesa Civil de Caraguatatuba.

Balanço do órgão mostra que, no mês passado, o maior número de casos atendidos foi de deslizamentos, por causa da chuva intensa que caiu no penúltimo dia do ano, o que chegou a resultar na remoção de famílias das áreas atingidas.

Oito famílias foram desalojadas - sete no bairro Sumaré e uma na Casa Branca.

Leia MaisParte de morro desliza sobre casarões históricos de Ouro Preto (MG)Chuva alaga bairro em Cunha e derruba energia em JacareíVídeo: Chuva causa alagamento na zona sul de São José dos CamposA Defesa Civil identificou cinco deslizamentos em áreas particulares nos bairros Sumaré, Estrela D'Alva, Benfica, Casa Branca e Jardim Forest e sete em áreas públicas, que atingiram os bairros Benfica, Martim de Sá, Sumaré, Jardim Forest, Estrela D'Alva, Casa Branca e Cidade Jardim.

Os agentes ainda efetuaram 16 vistorias em residências em dois dias de dezembro. Essa situação deixou o município em estado de alerta, mantido até o momento, devido ao período chuvoso.

Com base no balanço, no total, foram 90 ocorrências durante dezembro inteiro, entre elas, cinco quedas de árvore em residência e mais cinco em via pública, além de duas vistorias de árvore em perigo de queda iminente em área particular e uma em área pública.

Outros casos

Ocorrências que envolveram captura de abelhas, marimbondos e vespas somaram 29, enquanto registros atendidos por meio do aplicativo 156 chegaram a 10. Houve também apoio às equipes da Secretaria de Serviços Públicos, além de uma ocorrência de rotina.

A Prefeitura de Caraguá informou que, desde 1º de dezembro de 2021 até 31 de março de 2022, a cidade está sob vigência do PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil) e do PPDC-R (Plano Preventivo da Defesa Civil para Ressacas). Ambos têm o objetivo de evitar ocorrências de mortes, com remoção preventiva e temporária da população que ocupa áreas de risco, antes que os escorregamentos e ressacas atinjam as moradias.

Ações de mensagens de texto (SMS), enviadas pelo número 40199, que repassa informações de riscos meteorológicos em qualquer um dos 645 municípios paulistas, continuam valendo. Para isso, deve-se cadastrar o CEP da localidade de onde quer receber o serviço.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.