Nesta terça-feira (5), o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) retomou a Operação Transporte Escolar Seguro (OTES) na região de São José dos Campos. Em parceria com a Secretaria de Defesa e Mobilidade Urbana de Caçapava, oito veículos foram abordados, e três deles receberam seis autuações por irregularidades como falta de autorização, equipamentos obrigatórios e mau estado dos pneus.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal no WhatsApp!
Após uma pausa no primeiro semestre para orientações, as fiscalizações voltaram a ocorrer regularmente em todo o Estado. A meta para 2025 é realizar mil ações e inspecionar mais de seis mil veículos. Nos próximos dias, a operação seguirá para outros municípios da região.
Durante as inspeções, são avaliados itens essenciais para a segurança dos estudantes, como pneus, sistema de freios, lanterna, adesivagem amarela com a palavra “escolar”, faixas refletivas, extintor de incêndio, tacógrafo, cintos de segurança, entre outros. Também são verificados documentos que comprovam a regularidade do transporte, incluindo autorização para transporte escolar e laudo de inspeção.
Os veículos devem passar por vistoria semestral em Instituições Técnicas Licenciadas (ITL), que emitem a autorização para circulação conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Portaria Normativa do Detran-SP nº 11/2013. A autorização é solicitada pelo SEI Externo e a taxa é paga diretamente à ITL.
O Detran-SP é o maior órgão executivo de trânsito do país, responsável por 28% da frota nacional, com mais de 35 milhões de veículos e 25 milhões de condutores registrados. O órgão segue investindo na transformação digital para facilitar o acesso aos seus serviços.
Brasil sinaliza diálogo com EUA sobre big techs e minerais estratégicos
Geraldo Alckmin afirma que o país está aberto a conversar
Ibama multa barco que perseguiu baleia no Litoral Norte
Fiscalização aumenta após denúncia de prática proibida em Ubatuba
Fotógrafo que registrou gesto obsceno de Moraes é demitido
Imagem do ministro do STF com dedo médio erguido em jogo do Corinthians viralizou
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.