RMVale

Dia do Médico: a medicina não é apenas uma profissão, é uma escolha de vida

"A data comemorativa se reveste do sentimento de orgulho pelo que a categoria fez e está fazendo neste período no qual todos os médicos estão envolvidos, desde o primeiro dia em que foi declarada a pandemia da Covid-19", Dr. Othon Mercadante Becker,

Escrito por Meon

18 OUT 2021 - 12H21 (Atualizada em 18 OUT 2021 - 13H27)

Divulgação / PMSJC

Texto por: Dr. Othon Mercadante Becker, presidente da Associação Paulista de Medicina de São José dos Campos.

No Brasil e em outros países como Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica e Polônia, comemora-se, no dia 18 de outubro, o Dia do Médico, uma homenagem a São Lucas, médico grego da Antioquia, reconhecido como patrono da Medicina desde o século 15.

Nessa data, homenageamos o profissional que estuda a ciência e as técnicas para se fazer a cura. Esses profissionais se preparam para exercer essa ciência, desde o início se debruçando sobre os estudos da anatomia do corpo humano e seu funcionamento, até os estudos de como diagnosticar, tratar e curar uma doença, como agem os medicamentos nos diferentes organismos para se poder administrar o melhor tratamento possível. Estudos esses que continuam por toda a vida, levando-se em conta que a Medicina é uma ciência em constante evolução, a ciência das “verdades transitórias”.

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal
Dr. Othon Mercadante Becker

A data comemorativa do Dia do Médico se reveste do sentimento de orgulho pelo que a categoria fez e está fazendo neste período no qual todos os médicos estão envolvidos, desde o primeiro dia em que foi declarada a pandemia da Covid-19. A classe médica não deixou de fazer atendimento, não fugiu da luta nesta guerra. Infelizmente, muitos médicos, ao assumirem a responsabilidade de cuidar da vida dos outros (como se fosse a própria), acabaram também por adoecer, alguns ficaram com sequelas e outros faleceram.

Esses profissionais que continuamente arriscam suas vidas, sacrificam a convivência com suas famílias, se expõem a todos os tipos de doenças e ainda se submetem a um stress contínuo.

Mas, a Medicina não é apenas uma profissão, é uma escolha de vida. É uma missão que deixa marcas, de cansaço, de esforço, de superação, de realização. É provação, é renúncia, serenidade, bondade, tolerância, compreensão, confiabilidade, compaixão, resiliência, integridade, dignidade e amor ao próximo.

Neste Dia do Médico, nossa homenagem a esses heróis anônimos. Nosso muito obrigado, que Deus dê vida longa a todos os médicos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.