Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 04 NOV 2020 - 17H17

Dia Mundial da Reciclagem de Alumínio: empresa de Jacareí cria projeto para incentivar o uso sustentável de latinhas - Parceria Ball Corporation

97% das latinhas produzidas no Brasil são recicladas

Divulgação/Ball Corporation
Divulgação/Ball Corporation

O Dia Mundial da Reciclagem de Alumínio é celebrado nesta quarta-feira (28). O Brasil é líder mundial nesse processo e a cidade de Pindamonhangaba é a capital nacional da reciclagem de alumínio. Diversas empresas da RMVale, além das companhias de reciclagem, se beneficiam e tem forte atuação nesse mercado.

Segundo a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio), em 2017,  295,8 mil toneladas de alumínio reciclado são sucatas de latinhas – o que corresponde a 97 % do total de embalagens consumidas. Esse índice se mantém até hoje. Quando descartada corretamente, a lata é reprocessada e volta às prateleiras dos mercados em cerca de 60 dias.

O mercado de reciclagem de alumínio no Brasil atraiu para o país, por exemplo, a empresa americana Ball Corporation – maior produtora de latas de bebidas no mundo. Na RMVale, a Ball tem um parque fabril na cidade de Jacareí. A empresa produz cerca de 15 bilhões de latas por ano, o que representa 47% do total fabricado no Brasil.

"A Ball se orgulha em fabricar a única embalagem que é quase 100% reciclada no Brasil e que, por seu alto valor agregado, acaba por subsidiar a coleta de outros materiais na cadeia de reciclagem. Além de beneficiar o meio ambiente, esta atividade gera renda para cerca de 800 mil famílias de catadores de materiais recicláveis, que são os verdadeiros agentes ambientais desse ciclo. Por isso, investimos em projetos que beneficiam e valorizam esses profissionais, como construção de bibliotecas comunitárias em cooperativas e grandes ações de gestão de resíduos nos principais Carnavais do Brasil, por exemplo", disse Thaís Moraes, diretora de Comunicação da Ball América do Sul.

Divulgação/Ball Corporation
Divulgação/Ball Corporation


VADELATA

A latinha de alumínio é uma das embalagens mais sustentáveis do planeta, e, segundo a Ball, é também a mais segura: não quebra, não fragmenta ao cair e protege o sabor da bebida. A latinha isola o líquido dos raios ultravioleta e do oxigênio, mantendo a integridade e o sabor original do produto.

Com o objetivo de incentivar a utilização das latinhas – por ser uma embalagem sustentável, de fácil reciclagem – a Ball criou o movimento “VADELATA ”. Nas redes sociais, o projeto divulga informações sobre sustentabilidade, consumo consciente e processo de reciclagem do alumínio. Além disso, a Ball desenvolveu latas personalizadas de diversas bebidas.


Pinda, a capital brasileira da reciclagem do alumínio

Segundo a Abal, a história da reciclagem de alumínio em Pindamonhangaba começou na década de 1970 com a instalação da primeira empresa do ramo na cidade.

O título de capital da reciclagem de alumínio foi concedido em 2003. Na ocasião, foi entregue uma escultura de 4,5 metros de altura feita em alumínio e assinada pelo escultor Hans Goldammer.

Atualmente o polo de Pinda reúne duas empresas: a Novelis e a Latasa Reciclagem – que em 2010 adquiriu os ativos da Aleris Reciclagem. Juntas elas processam aproximadamente 70% de toda a sucata recuperada no Brasil.



Parceria






Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.