Por Meon Em RMVale Atualizada em 01 DEZ 2020 - 16H47

Dia Mundial de Combate à Aids: saiba como funciona o atendimento de pacientes em São José

Teste rápido da doença demora cerca de 20 minutos e é gratuito

Divulgação
Divulgação


O Dia Mundial de Combate à Aids é lembrado nesta terça-feira (1) em todo o mundo, e visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, das formas de apoio e tratamento desta doença. Com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da Aids e das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta semana a campanha “Fique Sabendo 2020”.

O objetivo principal da campanha é detectar o portador do vírus HIV antes que a doença se manifeste. Para isso, todas as unidades de saúde do município estarão mobilizadas para a realização do teste rápido.

A partir desta terça-feira (1), a intensificação da testagem se dará em todas as Unidades Básicas de Saúde e Estratégias de Saúde da Família e no CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas), associado à orientação educativa.

O teste rápido demora em torno de 20 minutos, podendo se estender por mais tempo no pós-aconselhamento dependendo do resultado. Todos os casos positivos são encaminhados ao CRMI para o acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral, antibióticos, antifúngicos, etc), que é inteiramente gratuito. O CRMI atende na Rua Amin Assad 200, Jardim São Dimas, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Blitz educativa

Na quinta-feira (3) será lançada uma blitz educativa, que terá como foco o público jovem. Equipes de promoters irão visitar locais de convívio de jovens, como bares e restaurantes, para distribuir preservativos e material informativo destacando a importância do teste rápido como forma de prevenção.

Também está prevista uma ação direta junto à pessoas em situação de rua e profissionais do sexo, com a oferta de testes rápidos, entrega de preservativos e orientação.

Ações de conscientização também acontecerão em empresas privadas da cidade.

Aids em São José

Segundo a Vigilância Epidemiológica municipal, o primeiro caso de infecção pelo HIV em São José dos Campos foi registrado em 1984. De lá para cá, foram diagnosticados 3.692 pacientes com HIV, predominantemente do sexo masculino. Em relação a Aids, no mesmo período, foram diagnosticados 4.293 pacientes, também com predominância do sexo masculino.

De 2015 até 30 de novembro deste ano, São José dos Campos registrou 818 pacientes com HIV (soropositivos) e 467 casos de Aids (quando a doença já se manifestou). Nos pacientes HIV a predominância é em adultos, de 20 a 39 anos (69,75%). Nos pacientes com Aids a maioria está na faixa etária de 25 a 59 anos (86%).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.