População pode fazer denúncias pelo 181 ou pelo site
Divulgação/WebDenúncia
A central estadual do Disque Denúncia recebeu mais de mil chamadas contra o tráfico de drogas no primeiro trimestre de 2014, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. A maioria das ligações vieram das cidades de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado essa semana pelo Instituto São Paulo contra a Violência, que recebe e faz o gerenciamento das chamadas feitas para o número 181 em todo o estado em parceria com a Secretaria de Segurança Pública.
Em São José dos Campos foram 246 denúncias relacionadas ao tráfico de drogas, em Taubaté 158 pessoas também ligaram para o 181 pra informar sobre o mesmo tipo de crime. Em Jacareí foram 88 chamadas. "Nós contabilizamos seis tipos de denúncias, escolhidas por serem as que mais trazem a sensação de insegurança para a população. São crimes que atentam contra a vida e contra o patrimônio", ressalta o coordenador do serviço, Mário Vendrell Royo.
Além da central telefônica, a entidade também administra o Web Denúncia. Lançado em dezembro de 2013, a ferramenta na internet já é utilizada pelos moradores da região. "A vantagem da Web Denúncia é que a pessoa pode anexar um arquivo como foto, vídeos ou qualquer outro tipo de documentos. A segurança e preservação da identidade da pessoa é a mesma do telefone. 100% garantido" destaca Royo.
A central de denúncias 181 existe desde 2000 e atende uma média de seis mil chamadas por mês. Segundo Royo, o trabalho de triagem das denúncias é feito com o acompanhamento da Polícia Militar e Civil. "Imediatamente após a ligação ou mensagem na internet, nossa equipe junto com as policias faz a análise e encaminha. Se for caso de ação imediata a PM já intervém. Se for caso que demande investigação, a Policia Civil assume o caso e envia para a delegacia seccional da cidade onde a denúncia foi feita", conclui o coordenador.
Denúncias
Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia. São atendidos os casos relacionados à tráfico de drogas, homicídios, roubos seguidos de morte (latrocínio), furto em geral e de veículo, roubo e sequestros. A ligação pode ser feita de telefone fixo ou celular para o número 181. Outra opção é fazer a denúncia via internet pelo site do instituto. A identidade dos colaboradores e detalhes das chamadas são mantidas em sigilo.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.