EDP orienta moradores da região
Divulgação/GettyImages
Com período de inverno, o consumo de energia aumenta 20% nas residências em todo o país. O acréscimo é provocado pelo uso da televisão, dos aquecedores térmicos e da alteração nos chuveiros para que a água fique mais quente.
Para alertar sobre os gastos excessivos e o aumento nas contas do consumidor a EDP Bandeirante, concessionária que atende 28 das 39 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba) orienta para o consumo consciente.
"Existe o aumento nas contas dos consumidores e um dos principais vilões é o chuveiro, pois as pessoas alteram a estação térmica e isso provoca o maior consumo de energia", comenta Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP Bandeirante.
Para a utilização da energia de forma consciente, dicas simples influenciam na fatura do final do mês para o consumidor. "Temos lâmpadas fluorescentes compactas que oferecem dez vezes mais economia na conta, além de durarem dez mil horas a mais. Outra dica é que essas lâmpadas sejam instaladas em locais de maior utilização, como hall de entrada e na sala", afirma Scarpa.
As lâmpadas incandescentes gastam mais eletricidade na produção de luz. Apenas 5% da energia das incandescentes viram luz e os 95% ficam perdidos na produção do calor. "As pessoas podem aproveitar a luz natural, deixando-as desligadas. Além disso, podem optar por cores mais claras na pintura da casa, o que pode beneficiar na iluminação interna", diz.
Selo Procel
Uma dica importante é que o consumidor deve ficar atento ao Selo Procel, que classifica o consumo de energia elétrica dos eletrodomésticos de A a D. A letra A indica o consumo mais eficiente e com mais economia. "O selo deve ser observado em todos os eletrodomésticos. Alguns produtos podem custar mais caro, mas o retorno na economia pode ser percebido no bolso", completa Scarpa.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.