Nas áreas rurais, é comum a utilização de máquinas altas e pesadas, como colheitadeiras, caminhões, basculantes, tratores, entre outras. A EDP, distribuidora de energia do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, orienta sobre a importância de um mapeamento prévio da área para a operação dessas máquinas, antes do início de qualquer trabalho. Manter a distância adequada e segura da rede elétrica evita colisões, prevenir contra interrupções no fornecimento de energia e acidentes, que podem ser fatais.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A EDP alerta que, em hipótese alguma, o trabalhador rural deve tentar mover ou tocar na rede de distribuição de energia elétrica para a passagem desses veículos. Em relação à intervenção indevida na rede, a distribuidora lembra que essa conduta é ilegal e perigosa.
“A instalação elétrica das propriedades e ligação de maquinários devem ser feitas com materiais apropriados e por profissionais capacitados. Isso permite que os equipamentos sejam usados com segurança e que o consumo de energia seja mais eficiente, evitando desperdício e gasto excessivo com a conta de energia. Importante lembrar ainda que a ligação clandestina é crime e pode colocar a vida das pessoas em risco”, destaca o gestor da EDP, Roberto Miranda.
Outro ponto importante é garantir a segurança das instalações internas para que não ocorra curto-circuito e acidentes. A Distribuidora reforça que a manutenção interna é de responsabilidade do cliente e deve ser feita por profissionais capacitados para que sejam evitados acidentes.
Caso o produtor rural instale novos equipamentos com consumo elevado de energia elétrica, é essencial que informe previamente à EDP para solicitar aumento de carga da instalação. Com isso, será avaliada a capacidade da rede elétrica e se há necessidade de reforçá-la.
Anote as principais dicas de segurança da EDP para prevenção de acidentes
- Não estacione veículos e máquinas agrícolas próximas à rede elétrica.
- Antes de utilizar estas máquinas de grande porte, observe a existência de redes elétricas no campo e não permita que elas se aproximem ou toquem nos fios de energia.
- Ao preparar a terra com o arado, tenha o cuidado para não danificar áreas próximas de postes.
- Cuidado com os equipamentos de irrigação, pois os jatos de água podem atingir a rede elétrica e causar curto-circuito.
- Abaixe totalmente as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios da rede.
- Queimadas perto das redes elétricas são proibidas por lei. O fogo ou mesmo o excesso de calor danificam os cabos e as estruturas, causam curto-circuito e interrompem o fornecimento de energia.
A segurança no manejo de plantações de eucalipto é essencial. Busque profissionais capacitados para o trabalho, planeje o local do plantio, avaliando a proximidade com a rede de distribuição de energia. A colheita também deve ser conduzida cuidadosamente para evitar acidentes e impacto ao fornecimento de energia com a queda de vegetação sobre a fiação e postes.
+ Leia mais notícias da RMVale
Volkswagen Nivus GTS é lançado por R$ 174.990
Novo visual e mais tecnologia
Suspenso convênio do INSS com quem realizava descontos em aposentadorias
Medida visa interromper fraudes bilionárias
Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump
Pesquisa revela desconfiança generalizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.