Por Meon Em RMVale

Eleitores enfrentam fila para fazer cadastro biométrico em São José

Estima-se que a cidade abrigue 510 mil eleitores e 85% façam o cadastro

cadastro_biometrico_sjc

Fila de espera para eleitores realizarem o cadastramento biométrico em São José dos Campos

Samuel Strazzer/Meon

Na reta final para o cadastro biométrico obrigatório, eleitores formam fila para realizar a biometria em diversas cidades da região. Em São José dos Campos, por exemplo, o morador esperava uma média de 50 minutos para fazer o processo. Em 18 cidades da RMVale, o cadastro biométrico poderá ser feito até esta quinta-feira (19).

Para o eleitor que ainda não realizou o procedimento, há a opção de agendar horário pelo site da Justiça Eleitoral ou comparecer ao cartório eleitoral. O cidadão que não realizar o cadastro terá o título cancelado e ficará impedido de participar das eleições de 2020, além de ficar proibido de tomar posse em concurso público, renovar passaporte, RG e CPF, conseguir empréstimos em bancos públicos e fazer matrícula em instituições de ensino oficiais.

O chefe de cartório de São José dos Campos Luiz Felipe Moratori informou que não haverá plantão especial para fazer o cadastro de eleitores, mas disse que poderão trabalhar duas horas a mais. “Hoje funcionamos normalmente e amanhã também, mas poderemos ficar até duas horas a mais depois do nosso horário [na quinta-feira]. Não há previsão para fazermos plantão”, disse.

Leia MaisPrazo para cadastro biométrico obrigatório termina nesta quinta em 18 cidades da RMValeCadastro biométrico acontece até sexta em Campos; veja calendário em outras cidades da RMValeRodovias da região iniciam operação para festas de fim de ano e verão

A engenheira química Simoni de Almeida Pinotti, de 57 anos, foi até o Vale Sul Shopping, na zona sul da cidade, nesta quarta-feira (18) onde tem um posto da Justiça Eleitoral que oferece o serviço. Segundo Pinotti, no local  só eram feitos o cadastros de eleitores que fizeram o agendamento pelo site do TER (Tribunal Eleitoral Regional). “Estou há quase uma hora aqui. Eu vim para cá [no cartório central], porque no Vale Sul não estava entregando mais senha. Está tudo bem organizado, a gente que deixa para a última hora”, contou.

Conforme apurou a reportagem, estima-se que o eleitorado joseense seja composto por aproximadamente 520 mil pessoas. A expectativa é que 85% do total de eleitores façam o cadastro até esta quinta-feira. 

De acordo com a Justiça Eleitoral, a biometria dá mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Junto à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados. As informações são previamente inseridas na urna eletrônica, sendo que cada urna tem somente os dados biométricos dos eleitores daquela seção específica. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.