A Codivap (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba) divulgou nesta semana um estudo em que aponta um déficit de 95 mil vacinas contra a Covid-19 entregadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
Segundo o levantamento da entidade, as doses seriam destinadas à faixa etária contemplada pelo plano de imunização, mas acabaram não recebendo a aplicação por conta da quantidade insuficiente de imunizantes.
Em parte do ofício divulgado pela associação, o texto também cita a “população adicional” de cidades com apelos turísticos, onde pessoas da faixa etária migram em temporada de férias ou durante a pandemia.
“Considerando ainda sobre o quantitativo populacional local de cada município para a quantidade de doses recebidas, há de se considerar o advento de quem boa parte das cidades da região, classificadas turísticas, estâncias ou balneárias, termos uma população adicional, isto é, denominada como flutuante e que buscam refúgio de grandes centros urbanos habitando ou morando nesta temporada da pandemia em nossos municípios. Inclusive, boa parte deste idosos e que neste caso procuram a vacinação em nossas unidades locais”, destacou trecho da nota.
Em São José dos Campos, maior cidade da região, o documento aponta o desfalque de 55.993 doses que não teriam chego para atender profissionais da saúde. Contando os demais públicos, o levantamento aponta um déficit que chegaria a 64.827 vacinas.
Ainda de acordo com o estudo, as únicas cidades que teriam passado ilesas de qualquer tipo de déficit no recebimento de vacinas são Areias, Cunha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra e Tremembé.
Procurado pela reportagem, a secretaria de Saúde do Estado respondeu ser fundamental que as cidades apoiem o Governo na solicitação ao Ministério da Saúde de novas doses.
Em vídeo, a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, ainda reiterou que a RMVale já recebeu cerca de 421 mil doses da vacina.
“Com mais vacinas poderemos abrir novos públicos-alvo. É muito importante que nós trabalhemos juntos ao municípios para que façamos essa cobrança de mais imunizantes. Vale ressaltar que o Vale do Paraíba já recebeu 421 mil doses de vacina, sendo que na última semana 41 mil doses foram entregues a todos os municípios da região. Temos no momento, no registro da plataforma “VaciVida”, 361 mil doses registradas nessa plataforma. Ou seja, 59 mil doses precisam ser registradas ou aplicadas", disse a coordenadora.
Campeonato Brasileiro tem novo artilheiro
O joseense, Yuri Alberto, chegou aos 13 gols na competição
SJC: Conselho Municipal de Assistência Social realiza capacitação
Os novos membros terão mandato até junho de 2026
São José realiza premiação do Circuito Intercentros de Natação
Ao todo, 126 alunos ranqueados serão premiados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.