RMVale

Em documento, Codivap aponta déficit de 95 mil vacinas para RMVale

Segundo o levantamento, apenas cinco cidades não teriam sido prejudicadas

Escrito por Gabriel Campoy

09 ABR 2021 - 18H05 (Atualizada em 10 ABR 2021 - 08H36)

Reprodução

A Codivap (Associação dos Municípios do Vale do Paraíba) divulgou nesta semana um estudo em que aponta um déficit de 95 mil vacinas contra a Covid-19 entregadas pelo Governo do Estado de São Paulo.

Segundo o levantamento da entidade, as doses seriam destinadas à faixa etária contemplada pelo plano de imunização, mas acabaram não recebendo a aplicação por conta da quantidade insuficiente de imunizantes.

Em parte do ofício divulgado pela associação, o texto também cita a “população adicional” de cidades com apelos turísticos, onde pessoas da faixa etária migram em temporada de férias ou durante a pandemia.

“Considerando ainda sobre o quantitativo populacional local de cada município para a quantidade de doses recebidas, há de se considerar o advento de quem boa parte das cidades da região, classificadas turísticas, estâncias ou balneárias, termos uma população adicional, isto é, denominada como flutuante e que buscam refúgio de grandes centros urbanos habitando ou morando nesta temporada da pandemia em nossos municípios. Inclusive, boa parte deste idosos e que neste caso procuram a vacinação em nossas unidades locais”, destacou trecho da nota.

Em São José dos Campos, maior cidade da região, o documento aponta o desfalque de 55.993 doses que não teriam chego para atender profissionais da saúde. Contando os demais públicos, o levantamento aponta um déficit que chegaria a 64.827 vacinas.

Ainda de acordo com o estudo, as únicas cidades que teriam passado ilesas de qualquer tipo de déficit no recebimento de vacinas são Areias, Cunha, Monteiro Lobato, Natividade da Serra e Tremembé.


Governo responde

Procurado pela reportagem, a secretaria de Saúde do Estado respondeu ser fundamental que as cidades apoiem o Governo na solicitação ao Ministério da Saúde de novas doses.

Em vídeo, a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, ainda reiterou que a RMVale já recebeu cerca de 421 mil doses da vacina.

“Com mais vacinas poderemos abrir novos públicos-alvo. É muito importante que nós trabalhemos juntos ao municípios para que façamos essa cobrança de mais imunizantes. Vale ressaltar que o Vale do Paraíba já recebeu 421 mil doses de vacina, sendo que na última semana 41 mil doses foram entregues a todos os municípios da região. Temos no momento, no registro da plataforma “VaciVida”, 361 mil doses registradas nessa plataforma. Ou seja, 59 mil doses precisam ser registradas ou aplicadas", disse a coordenadora.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.