Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Em tempo de crise hídrica, prefeitura amplia intervalo para irrigar jardins

O inverno é normalmente um período seco, sem muitas chuvas, o que demanda mais cuidados com a manutenção de áreas verdes, essenciais para o equilíbrio ambiental das cidades. De acordo com especialistas, sem as praças e jardins, aumenta a poluição e piora a qualidade do ar. Cuidar das áreas verdes é melhorar a qualidade de vida nos centros urbanos.

Contudo, em meio a uma crise hídrica, cada litro de água gasto com a manutenção desses espaços pode ser uma porção de água a menos nas torneiras da população. Para evitar o desperdício, as prefeituras da RMVale têm feito manutenções nessas áreas em um intervalo médio de 35 dias, como São José dos Campos e Taubaté.

Antes mesmo da crise, São José recorreu a uma opção sustentável. A cidade perfurou seu próprio poço artesiano e usa a água para cuidar de quase três milhões de metros quadrados de gramados só na área urbana.

De acordo com o diretor do setor de áreas verdes da Secretaria de Serviços Municipais, Carlos Trunkl, os gramados são regados apenas uma vez ao mês. "A grama sobrevive ao período de estiagem e, apesar da aparência seca típica do inverno, volta a ficar verde no tempo das águas, à partir de novembro".

Ainda assim, por dia, São José dos Campos precisa de 144 mil litros de água para manter verdes e vivos seus jardins e canteiros ornamentais. "É importante ressaltar que a água que usamos não é potável. É um poço usado especialmente para estes serviços", explica Trunkl.

O diretor ressalta que é importante manter bem cuidadas e vivas as áreas verdes dos centros urbanos. "Estes espaços são responsáveis pela manutenção da qualidade do ar, aumentam ainda a umidade, absolvem os barulhos e melhoram a qualidade de vida das pessoas", destaca.

Jardim sustentável 
A dica para quem tem jardim em casa economizar água é diminuir o período de irrigação. "Pode jogar água duas vezes por semana que já funciona. A planta sabe que o inverno é um período de estiagem e, por isso, consome menos água. A grama, por causa dos dias mais curtos, reduz o metabolismo e entrar em dormência. Não se preocupe que na Primavera estará verdinha novamente", conclui Trunkl.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.