Por Vinicius Assis Em RMVale

Embraer anuncia criação da Eve, empresa que será a responsável pelo desenvolvimento do carro voador

A criação é uma derivada da Embraer X, lançada para atuar na Mobilidade Aérea Urbana

Divulgação
Divulgação
O carro deverá estar pronto para levar passageiros em 2023


A Embraer anunciou nesta quinta-feira (15) a criação da Eve, uma empresa derivada que vai ser a responsável por desenvolver o carro voador, fruto de uma parceria da brasileira com a Uber.

O projeto sobre a criação de um carro voador começou ainda em meados de 2017, quando a Embraer deu início a uma parceria com a Uber, empresa do ramo de transportes por aplicativo. A parceria prevê que até 2023 passageiros já possam ser transportados no veículo. A empresa aeronáutica é responsável pela parte de desenvolvimento dos sistemas do novo carro e a empresa de transportes fica com a parte do estudo da mobilidade.

Os valores envolvidos na parceria não foram divulgados.

A ideia é que os carros voadores possam ajudar na fluidez do trânsito e evitar congestionamentos principalmente nos grandes centros urbanos.

A princípio, a desenvolvedora do projeto seria a Embraer X, que inclusive apresentou protótipos do veículo. Equipes das sedes de Boston, no Vale do Silício, ambas nos Estados Unidos e em São José dos Campos ajudaram no desenvolvimento do projeto.

O projeto prevê duas asas, dois motores para propulsão horizontal e oito pequenas hélices no topo do veículo. O carro voador deve transportara até quatro passageiros, além de um piloto (embora exista a hipótese de ser um veículo autônomo, ou seja, sem piloto). O design também permite a acessibilidade de cadeirantes e carrinhos de bebê.

Na tarde desta quinta-feira a Embraer anunciou que a Embraer X não será mais a desenvolvedora do projeto e sim uma derivada. Em nota, a Embraer informou que a Eve Urban Air Mobility Solutions (ou Eve Soluções de Mobilidade Urbana Aérea, em tradução livre) foi criada como uma empresa “independente”.

“Valorizamos o enorme potencial do mercado de UAM, pois representa um novo segmento de negócios no qual prevemos grandes oportunidades para a Embraer. Inovação e diversificação são pilares do novo plano estratégico da Embraer, que aumentará a receita e a rentabilidade nos próximos anos”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer. “Por isso, é uma grande satisfação anunciar a Eve, a primeira empresa formada a partir da Embraer X. A Eve está preparada para conceber a nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas, o amplo suporte associado e soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”.

O veículo deve seguir o padrão de desenvolvimento e ter as fases feitas na sede da empesa, em São José dos Campos. Apesar disso, não foi informado quando a produção física do carro deve começar e também se há previsão para novos contratados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.