Nesta terça-feira (19), a Embraer completa 56 anos de fundação consolidada como uma das maiores fabricantes de aeronaves do mundo.
Criada em 1969 em São José dos Campos (SP), a empresa se tornou símbolo de inovação tecnológica e referência global na aviação regional, mas também carrega a marca do impacto humano sobre gerações de colaboradores e parceiros.
Inicialmente estatal, passou por privatização em 1994. A história da Embraer é marcada por momentos de desafios e superações, desde a criação do primeiro protótipo do Bandeirante até a diversificação para os setores comercial, executivo, militar e agrícola.
O primeiro grande marco foi o avião Bandeirante, lançado em 1973, que se tornou referência na aviação regional. Desde então, a Embraer expandiu sua atuação, desenvolvendo jatos comerciais, executivos e militares, além de se consolidar como líder mundial no segmento de aeronaves regionais de até 150 assentos.
Com presença em mais de 100 países, a companhia figura entre as maiores exportadoras do Brasil. Além do impacto econômico, a Embraer também é símbolo de tecnologia e inovação, sendo responsável por colocar o país em posição de destaque no setor aeroespacial global.
Do primeiro Bandeirante ao atual eVTOL – o “carro voador” – a Embraer mantém a essência visionária de seu fundador, Ozires Silva. Mais do que uma indústria aeronáutica, a empresa segue reconhecida como uma companhia com alma, que construiu não apenas aviões, mas também legados pessoais, sociais e culturais.
Trump fala em “partilha de territórios” na Ucrânia
Rússia sinaliza encontro com Zelensky
Governo prepara dois projetos para regular big techs
Textos tratam de controle de conteúdo e de regras econômicas
Ex-tesoureiro do PT é preso por abuso sexual
Valdebran Padilha foi condenado a 15 anos por abusar de menores
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.