Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 15 JUN 2020 - 15H06

Extinção de cobradores, aumento de frota e integração são discutidos em audiência pública do transporte coletivo de São José

O novo edital prevê aumento de 156 veículos na frota e estipula um preço máximo da passagem

Reprodução
Reprodução

Na manhã desta segunda-feira (15), a prefeitura de São José dos Campos realizou uma audiência pública online para discutir o novo contrato de concessão do transporte público da cidade. Emprego de cobradores, licitação internacional, reajuste e participação online foram alguns dos temas abordados.

Um dos temas apontados pela população foi o futuro dos cobradores, uma vez que no novo sistema de transporte público prevê o pagamento totalmente digital da passagem.

Em resposta, o secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Roberto Guimarães Júnior, afirmou que, devido ao aumento de 43% da frota, boa parte dos cobradores será promovida a motorista. Os trabalhadores que não puderem operar na condução dos ônibus serão realocados na função de Agente Operacional.

“A função de cobrador vai deixar de existir e vai se criar a função de agente operacional que em certas ocasiões vai atuar embarcado, dando apoio ao motorista, ou vai trabalhar auxiliando o sistema na plataforma”, disse o secretário.

Segundo o edital apresentado pela prefeitura, atualmente o transporte público de São José tem 389 ônibus e passará a ter 545 – 156 veículos a mais. O número de linhas também vai aumentar, de 101 para 112 linhas.

Um morador levantou algumas dúvidas em relação a modalidade do processo licitatório. A prefeitura afirmou que ampliou a concorrência pública para que empresas de fora do país também participem.

Destacou que foi estipulada a tarifa máxima de R$ 4,98 e a empresa que oferecer o menor valor de passagem e atender as exigências do edital será a vencedora. Explicou ainda que hoje a cidade é dividida em três lotes, ou seja, tem três empresas administradoras do transporte – o novo edital prevê somente duas.

Também houve questionamentos e questionamentos sobre a integração da passagem entre os diferentes modais previstos na nova concessão. De acordo com o secretário de Mobilidade, haverá integração total no sistema de transporte público, inclusive entre os VLPs (Veículo Leve sobre Pneus) da Linha Verde e os ônibus convencionais.

Alguns munícipes também se pronunciaram contra a modalidade online da audiência. Em mais de uma ligação, moradores usaram a palavra para criticar a dificuldade de participar da audiência pública online.

A população pôde participar pelo telefone com ligação gratuita atravéz de um cadastro prévio para falar. Cada pessoa teve até três minutos para se manifestar. A prefeitura receberá também manifestações através do 156 e através do e-mail transp.@sjc.sp.gov.br por mais dois dias úteis e depois fará a devolutiva das manifestações.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.