Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Empresa coloca Pinda no mapa mundial da reciclagem de alumínio

Novelis domina o mercado sendo a única fabricante de chapa para latas de bebidas no país

Novelis é a maior recicladora do país

Divulgação/Novelis

A expansão da Novelis em Pindamonhangaba, prevista para ser concluída ainda no primeiro semestre de 2014, vai tornar a cidade um dos maiores centros de reciclagem de alumínio no mundo, com capacidade para aproveitar mais de 390 mil toneladas do metal ao ano.

Desde 2001, o Brasil lidera o ranking mundial de reciclagem de latas de alumínio. A cada 100 latinhas produzidas no país, 98 são recicladas, a grande maioria em Pindamonhangaba.

"Em 2014 será concluído um investimento adicional de US$ 85 milhões nesta planta. Essas ações fortalecem o comprometimento da empresa com a região e o mercado", destaca o diretor de operações da empresa, Marcelo Almeida.

Há 11 anos, a cidade é reconhecida como a Capital Brasileira da Reciclagem de Alumínio. De acordo com o último relatório da Abal (Associação Brasileira de Alumínio), em 2012 cerca de 270 mil toneladas foram recicladas no país. Desse total, ao menos 200 mil toneladas foram reaproveitadas na cidade.

A Novelis, única fabricante de chapa para latas de bebidas no país, se instalou em Pinda em abril de 1977 e atualmente conta com um quadro de 1.139 funcionários. "A cidade tem uma localização estratégica no eixo Rio-São Paulo, os principais centros consumidores do país. Além disso, temos centros de excelência de formação acadêmica técnica nas regiões do Vale do Paraíba e Sul de Minas", ressalta Almeida.

Nas últimas décadas, a reciclagem impulsionou a economia do município. “Há 36 anos o setor de alumínio investe em Pinda. Esse ano com essa nova ampliação, só a Novelis vai gerar mais empregos e mais ICMS para nossa cidade”, afirma Vito Ardito Lerario, prefeito de Pindamonhangaba.

Economia
Em 2012, só a coleta de latas de alumínio movimentou mais de R$ 630 milhões no país e economizou cerca de quatro mil GWh de energia elétrica, o que equivale a quase três anos inteiros de consumo de eletricidade de toda a população da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba), com mais de 2,4 milhões de habitantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.