Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 08 SET 2020 - 17H58

Escolas da rede particular de São José se organizam para retomada de atividades presenciais a partir de terça

Algumas ainda não têm data prevista para o retorno; saiba mais

Arquivo/Camila Majes/Meon
Arquivo/Camila Majes/Meon
Colégio Planck


A Secretaria de Educação de São José dos Campos anunciou durante entrevista coletiva na manhã da última sexta-feira (4), que as aulas presenciais na rede municipal só devem retornar em 2021.

As redes estadual e particular de ensino, porém, estão autorizadas a retornar atividades presenciais como reforço e acolhimento, a partir da próxima terça-feira (8), obedecendo as medidas de prevenção à Covid-19 determinadas pelo Plano São Paulo. A retomada das aulas presenciais para estas instituições será liberada a partir de 7 de outubro caso a região permaneça na fase amarela ou avance de fase.

Na semana passada o Meon fez uma reportagem sobre o que havia sido definido até então por algumas escolas particulares de São José quanto ao retorno às atividades presenciais. Confira abaixo a atualização desse balanço.

Anglo Cassiano Ricardo

O colégio informou que não retornará em setembro e que ainda não tem data definida para o retorno. Para a retomada, a escola conta com um protocolo de biossegurança elaborado pela equipe multidisciplinar do Hospital Vivalle, e um protocolo de acolhimento emocional elaborado por Tais e Roberta Bento do SOS Educação.

Esfera Escola Internacional

A escola já havia informado que a partir de setembro abrirá para algumas atividades de acolhimento e readaptação, considerando protocolos de segurança, saúde e ocupação máxima do espaço escolar. A escola conta com um Guia de Biossegurança desenvolvido a partir de recomendações de órgãos internacionais e nacionais.

Instituto Alpha Lumen

O instituto ainda não atualizou as informações. Na semana passada ele informou que ainda não tem uma data prevista para o retorno das atividades presenciais. Mas as equipes já trabalham em estratégias sanitárias e pedagógicas para quando do retorno. Disse ainda que mesmo que seja definido o retorno presencial, o instituto adotará uma estrutura híbrida, mantendo as aulas e atividades remotas.

Instituto São José

O instituto informou que a previsão de retorno das aulas é dia 7 de outubro. Para o retorno seguro, a escola seguirá as ações dos protocolos de segurança exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre outras coisas, medidas de sanitização serão adotadas e de higienização reforçadas.

Moppe

O colégio informou que prevê um retorno gradativo das atividades presenciais a partir de 10 de setembro. Para o retorno o colégio conta com protocolos sanitários, adaptações da estrutura física e de atividades pedagógicas.

Objetivo

O colégio já havia informado que se a cidade estiver por mais de 28 dias na fase amarela do Plano São Paulo, a partir de 14 de setembro serão retomadas atividades presenciais e opcionais de forma escalonada. Para o mês de outubro, estão previstas aulas presenciais escalonadas. Para garantir a segurança no retorno, o colégio conta com um protocolo sanitário que tem como referência orientações de vários órgãos nacionais e internacionais e opiniões de infectologistas e profissionais especializados, adequado à normas internacionais de higienização e sanitização.

Opção

O Colégio informou que retornará no dia 8 de setembro com as duas unidades, Opção Kids e Colégio Opção. Para o retorno seguro, o colégio conta com um protocolo sanitário.

Planck

Conforme consta nas redes sociais do colégio, ainda de forma não oficial, a previsão da retomada das aulas presenciais opcionais é 5 de outubro. O colégio também continuará proporcionando aulas remotas até o fim do ano. Segundo o site do colégio, para a retomada das atividades presenciais em segurança, a escola conta com um protocolo de reabertura desenvolvido em parceria com o Hospital Vivalle.

Poliedro

A instituição já havia informado que o retorno das aulas está previsto para meados de outubro e seguirá as recomendações do Governo de São Paulo. Disse também que adotará o ensino híbrido e revezamento entre estudantes, ou seja, todas as atividades também serão oferecidas virtualmente até o final do ano. Entre as medidas de segurança para o retorno, o Poliedro contratou a assessoria técnica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Univap

A instituição informou que os colégios ainda não têm uma previsão de retorno das aulas presenciais. Disse ainda que está organizando o retorno, bem como, protocolos a serem adotados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Caroline , em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.