A partir desta segunda-feira (19), cerca de 2,4 milhões de estudantes matriculados do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental e nas três séries do Ensino Médio participam da primeira edição da Olimpíada de Redação das Escolas Estaduais.
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e tem como objetivo incentivar o hábito da escrita e valorizar o aprendizado da língua portuguesa entre os alunos.
No Vale do Paraíba, 128,4 mil estudantes estão participando da competição. O cronograma da Olimpíada prevê a aplicação das provas de redação entre os dias 19 e 27 de agosto. As provas começam com os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, no dia 19, e seguem, ano a ano, até o dia 27 de agosto, quando será a vez dos alunos da 3ª série do Ensino Médio.
Os participantes da Olimpíada concorrem a mais de 100 mil medalhas de ouro, prata e bronze. Os prêmios serão distribuídos a estudantes de todas as cidades que possuem unidades da rede estadual de São Paulo. Além disso, professores, escolas e diretorias de ensino também serão reconhecidos por suas contribuições. A cerimônia de entrega das medalhas está prevista para acontecer em novembro.
Segundo o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior, a competição terá uma fase única e será realizada de forma online, por meio da plataforma de Redação Paulista, já utilizada pelos estudantes da rede. Os alunos deverão escrever um texto sobre um tema específico, definido para a Olimpíada, e cada turma seguirá um tema diferente, com o auxílio de textos de apoio, como nos vestibulares. A redação deverá ser realizada obrigatoriamente na escola.
Roberto Serra Campos Júnior destacou ainda que, para os alunos do Ensino Médio, a Olimpíada de Redação será uma ferramenta importante de preparação para o Provão Paulista, Enem e outros vestibulares. A Seduc-SP aumentou em 60% o tempo destinado ao aprendizado de língua portuguesa no Ensino Médio para este ano letivo. Além das aulas de língua portuguesa, os estudantes têm acesso à disciplina de redação e leitura nesta etapa de ensino.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.