Uma visita indesejada tem perturbado moradores das proximidades do cemitério municipal do Pedregulho, em Guaratinguetá. Eles reclamam do constante aparecimento de escorpiões em suas casas e acreditam que isso esteja ligado a falta de limpeza no local.
A operadora de caixa, Lucy Mara Silva, 28 anos, moradora da rua Monteiro Lobato, ao lado do cemitério, alega que o último escorpião encontrado, na semana passada, estava em cima da cama do filho dela.
A falta de informações, por parte da Vigilância Sanitária, a respeito do que pode ser feito para evitar o aparecimento é outra preocupação dos moradores. “Vizinhos já foram à Vigilância Sanitária, mas nunca obtiveram respostas e nenhum método de prevenção foi dado. Já informei a Vigilância, mas o que informaram é que é preciso fazer uma reclamação formal”.
Como forma de prevenção, ela diz que mantém a casa sempre limpa, sem nenhum tipo de entulho ou material de construção. “Depois do que aconteceu, olho sempre os colchões, sapatos e até gavetas onde também já achei um escorpião”.
Na rua Geraldo de Almeida, também próxima ao cemitério, a situação não muda muito. Os moradores encontram frequentemente escorpiões em suas casas. Na última quarta-feira, foi encontrado mais um no quarto da filha de uma das moradoras.
O supervisor de Controle de Zoonoses e Vetores, Danilo Corrêa de Paula Junior, informou que “a Prefeitura de Guaratinguetá faz a manutenção e a limpeza do cemitério frequentemente, com retirada de mato e remoção de entulhos”.
De acordo com o supervisor, não há veneno contra escorpiões. “A limpeza e manutenção dos túmulos é a única ação que ajuda no controle. Sempre que procurada, a Vigilância Sanitária dá orientações à população sobre como evitar a presença de animais peçonhentos e outras pragas”.
Para prevenir o aparecimento, ele orienta a acondicionar bem o lixo para evitar a presença de baratas, que é o principal alimento de escorpiões em áreas urbanas; remover periodicamente pilhas de materiais de construção como madeiras, tijolos, telhas; não acumular e nem jogar entulho em terreno baldio.
Além disso, os escorpiões possuem hábitos noturnos, por isso é importante durante a noite colocar barreiras mecânicas, como vedar soleiras das portas e por telas milimétricas em ralos (esgotos podem abrigar escorpiões); verificar roupas e calçados antes de usar.
A dedetização seria interessante para matar as baratas, o que reduziria o número de escorpiões, porém não vai ser eficiente se não for realizada a limpeza frequente das casas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.