Por Meon Em RMVale Atualizada em 20 SET 2020 - 17H26

Estelionatário clona anúncios de veículos na internet para aplicar golpes em S. José

Golpista arquiteta esquema para comprador e verdadeiro anunciante se encontrem sem comentar de valores

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal


Leonardo Romero teve suas redes sociais clonadas e usadas para cometer crimes de estelionato. Seu nome e suas fotos foram utilizados por um golpista que fazia anúncios falsos de vendas de veículos em grupos do facebook de São José dos Campos.

“Eu descobri faz uma semana, quando uma vítima entrou em contato comigo pelo whatsapp e perguntou se meu primo já estava no local para entregar o carro que ela estava comprando. Eu disse que não estava vendendo carro algum, então ela me disse: moço estão se passando por você”, conta Romero.

O golpista clonou o anúncio de um veículo celta ofertado por 11 mil na página da OLX, aplicativo de vendas de usados. Depois, ele anunciou o mesmo automóvel por R$7.500,00 nas redes sociais.

O estelionatário arquitetou um esquema para que o verdadeiro anunciante e o comprador se encontrassem para conversar sobre o veículo, mas sem falar de valores. “Ele [golpista] entrou em contato com o anunciante e contou uma história, depois conversou com o comprador, contou outra história e pediu para que eles não comentassem sobre o preço do veículo”, explica Romero.

O verdadeiro anunciante do veículo, que não quis se identificar, anunciou seu carro na OLX e, logo após, recebeu mensagens do falso Leonardo. “Ele me contou que tinha uma dívida com um funcionário que era até maior que o valor do carro, ele disse que o funcionário iria até meu trabalho ver o carro, mas era pra eu não comentar sobre valores”, conta. “Em momento nenhum eu desconfiei de nada, quando o homem chegou, eu achei que ele fosse um funcionário mesmo. Ai eu comentei com ele: você vê lá com o Leonardo se você gostou do carro e depois ele fala comigo”, complementou.

O anunciante, que foi usado como laranja, contou ainda que o fake pegou todos seus dados bancários para fazer o depósito. “Marcamos a entrega do carro e eu fui entrar em contato com o Leonardo [fake], mas a foto dele tinha sumido do meu whatsapp, eu achei estranho, mas pensei que fosse internet. Cheguei no lugar de entrega do carro e não apareceu ninguém”, explicou. Ele desconfia que após uma das vítimas ter feito o depósito do dinheiro do veículo, o golpista tenha bloqueado ambos no aplicativo de mensagens.

Após o episódio, Leonardo Romero decidiu espalhar pelas redes sociais alertas sobre o fake que estava usando suas fotos e nome para aplicar os golpes. “Outras pessoas me procuraram para relatar que quase caíram no golpe. Um homem me contou que desconfiou do vendedor, que se dizia advogado, após ele perceber que o golpista cometia muitos erros de português”.

Romero contou ainda que existem vários números de celulares e contas nos aplicativos de mensagem com seu nome de forma fake. “No facebook, eu e várias pessoas denunciamos a conta, mas o perfil não foi retirado do ar”, explica. “Então eu ingressei com um processo pedindo medida liminar, que foi concedida e eles têm 48h para tirar a conta do ar”, finaliza a vítima.

As vítimas fizeram boletim de ocorrência do caso, mas o verdadeiro anunciante foi apontado como autor do golpe pelo comprador na hora de realizar o B.O. “Fui à delegacia e passaram todo o boletim do que aconteceu, só que lá aparece que fui autor e o comprador disse que eu falei que era primo do fake. Mas eu não disse nada disso”, desabafa uma das vítimas, que está com medo de retaliação.

O Facebook foi procurado pela reportagem, mas até o momento da publicação desta reportagem, não havia se posicionado.

Já a OLX foi procurada e explicou que “investe constantemente em tecnologia e serviços de orientação ao usuário, com recomendação das melhores práticas de negociação, incluindo o levantamento de laudos e vistoria técnica do veículo”.

O site de compra e vendas ainda enviou algumas dicas para negociação:

• Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros. Certifique-se de que o vendedor é o legítimo proprietário, evitando aceitar contatos de terceiros;

• Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver o veículo de perto, verificar se está em bom estado e com todos os acessórios anunciados;

• Fique atento se o vendedor alegar que ganhou o veículo em uma promoção/sorteio ou que é ex-funcionário de uma empresa;

• Desconfie se o veículo está em perfeito estado com valores muito abaixo do mercado;

• Caso esteja negociando com uma concessionária, evite qualquer pagamento antecipado e para contas de pessoas físicas;

• Verifique se o vendedor é o proprietário legítimo do veículo. Você pode verificar se o documento do carro é verdadeiro entrando em contato com o DETRAN. Aproveite também para verificar, pelo Renavam, se o veículo tem multas e IPVA pendentes. O Registro Nacional de Veículos Automotores é o documento que nos permite verificar todo o histórico do carro. O Renavam é como se fosse o CPF, RG, Certidão de Nascimento e Óbito do veículo e vem impresso no CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, emitido pelo DETRAN, ou no documento de Transferência do Veículo. Desconfie de negociações em que o vendedor não possua ou não queira compartilhar estes dados;

• Faça uma revisão com um mecânico de confiança antes de efetuar o pagamento;

• Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida;

• Fique atento aos vendedores que dizem trabalhar nas montadoras de veículos e que, a partir disso, conseguem automóveis mais baratos;

• Cuidado com anúncios que oferecem frete grátis para a entrega do veículo.

Orientação

A Polícia Civil orienta pesquisar sobre a reputação e a confiabilidade da empresa ou do responsável pela venda de automóveis, residências ou objetos.

As autoridades explicaram que caso a vítima efetue o pagamento e, logo em seguida, constate que se trata de um golpe, deve imediatamente entrar em contato com a central financeira para o bloqueio dos valores. É importante acionar a polícia e registrar boletim de ocorrência para que haja investigação e os autores identificados e punidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.