No ano passado, estudante Vinícius Vanzella, de 18 anos, foi aprovado nos vestibulares de três das principais universidades públicas do Brasil – Unicamp (Universidade de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e USP (Universidade de São Paulo).
Vanzella cursou o Instituto Alpha Lumen e participou do projeto artístico Alpha em Canto, que, segundo sua mãe, Márcia Vanzella, impactou no sucesso obtido nos exames. Na USP, por exemplo, o estudante obteve o primeiro lugar na lista de aprovados.
Neste ano, matriculou-se no curso de Música da Unicamp. “Já estou morando em Campinas, mas não diria que já vivenciei bem o curso. Só tive um mês de aulas até agora e ainda nem consegui organizar direito (como eu queria) um cronograma de estudos ou conhecer as salas, saber quanto tempo eu vou ter livre pra sair nem nada, mas já posso afirmar que é uma experiência muito nova do que eu conhecia”, afirmou.
“Tanto em termos gerais de universidade quanto como um contexto musical, visto que eu nunca tinha estado em um lugar em que haviam tantos músicos tão capacitados, andando não só com violões mas com clarinetas, flautas, marimbas e contra baixos para todos os lados, tornando esse ambiente de universidade muito rico. E durante as aulas tenho tido contato com gente realmente muito manjada de cada assunto que antes eu só consegui pesquisar em livros por não saber quem eram as pessoas capacitadas para me ensinar esses assuntos como é possível no ambiente acadêmico”, complementou.
Sobre a área que escolheu para especializar-se, ele afirmou que “o porquê de fazer música”, para mim, é simplesmente uma busca por uma melhor compreensão dos porquês em geral, simbolizados em uma atividade com diversas e amplas possibilidades, que exige tanto estudo quanto prática, e pode ser muito agradável para minha cabeça. Assim, meus próximos passos tanto na graduação quanto após isso, é compreender cada vez mais o porquê de tudo que posso compreender. Como quero seguir nesse caminho mais ‘intelectual’ e teórico do que necessariamente prático, meu plano (atual) é seguir na universidade após a graduação com mestrados, doutorados e quem sabe dar aula", concluiu.
Previsão do tempo para domingo (9) em São José
O dia será de sol com aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite; máxima de 31°C e mínima de 18°C.
SJC: Vereadores entram na Justiça para barrar aumento da tarifa de ônibus
Novo valor começa a vigorar na terça-feira (11)
Seletivas do Atleta Cidadão continuam até 11 de março
Mais de 4500 candidatos já participaram
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.