RMVale

Estudante joseense descobre asteroide em projeto da NASA

Por conta da descoberta, a garota acabou ganhando uma bolsa de estudos para concluir o Ensino Médio

Escrito por Gabriel Campoy

27 ABR 2021 - 15H22 (Atualizada em 27 ABR 2021 - 16H24)

Poliedro Colégio

Uma estudante, de 17 anos, de São José dos Campos, descobriu um asteroide para a NASA enquanto participava de um projeto de ciência desenvolvido pela agência espacial norte-americana.

Micaele Gomes, que tem o sonho de se tornar pesquisadora na área de Astrofísica, fez a descoberta sem sair de casa por conta da pandemia e, de quebra, recebeu uma bolsa de estudos para a conclusão do Ensino Médio no Poliedro Colégio.

Natural de Jaboatão dos Guararapes, cidade do interior de Pernambuco, Micaele morou em São José, retornou para a cidade natal e voltou novamente ao Vale do Paraíba meses depois. Em sua vinda definitiva, passou a estudar em uma escola da rede estadual e, com isso, teve seu primeiro contato com a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica), onde iniciou o interesse pelo tema.

“A OBA foi uma grande oportunidade para mudar completamente a rota da minha vida. A partir dela, participei de um evento chamado Jornada Espacial, que me permitiu entender como funciona a ciência aeroespacial no Brasil. Então, a partir desta prática, comecei a me interessar cada vez mais por essa área. Me impressiono com o impacto que ela pode gerar não só na vida das pessoas, mas no mundo. Agora, muitos sonhos que anteriormente estavam distante, começam a se aproximar da minha realidade”, diz a estudante.

Com boa parte dos sonhos se concretizando, Micaele afirma que agora irá atrás de novas metas: trazer novos tipos de conhecimento para a ciência.

“Tenho como metas terminar minha pesquisa em Astrobiologia e publicar o meu artigo. Além disso, espero continuar incentivando mais mulheres a ingressarem na área través das aulas de Astronomia que dou. Quanto à faculdade, ainda estou no processo de autoconhecimento, mas tenho um grande desejo de seguir na pesquisa científica para contribuir com a sociedade por meio de inovações relevantes, sempre usando os meus conhecimentos para impactar a vida das pessoas através da ciência e da educação”, afirmou Micaele.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.