Entre os dias 8 e 11 de junho ocorre a 18ª edição do PoliONU, uma das simulações estudantis da Organização das Nações Unidas (ONU) mais conceituadas de todo o Brasil, realizada no Poliedro Colégio de São José dos Campos. Organizada por estudantes do Ensino Médio que assumem o papel de diplomatas, jornalistas, juízes, advogados e promotores, a iniciativa propõe a simulação de conferências da ONU para debater temas relevantes da agenda global, por meio de 12 comitês.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O evento reunirá mais de 300 estudantes das unidades próprias do Poliedro Colégio em São José dos Campos, São Paulo e Campinas, além de alunos das Escolas Associadas do Poliedro Sistema de Ensino de diferentes regiões do Brasil.
Com a proposta de representar vários países em discussões de temas políticos, econômicos, culturais, ambientais, religiosos, históricos e geográficos da atualidade, os estudantes possuem um espaço de trocas para apresentação de estudos, novas ideias e entendimento de diferentes perspectivas através da representação dos comitês da ONU, ONGs e órgãos de imprensa. O objetivo da atividade é contribuir com o desenvolvimento acadêmico do aluno e estimular a vivência de novas experiências, despertando o senso de compreensão, empatia e cooperação dos alunos para problemas do nosso e de outros países que podem afetar toda a sociedade.
Diversidade de comitês e temas
Ao longo das quase duas décadas de evento, inovações marcaram diversas edições, como a introdução de um comitê jurídico e o comitê onde os debates ocorrem em língua inglesa.
Alguns temas são interdisciplinares e conversam com várias temáticas. Os estudantes falarão sobre racismo ambiental, a violência e o sistema carcerário brasileiro, o tráfico internacional de drogas, a saúde mental de crianças, além de assuntos relativos à segurança internacional como a energia nuclear e conflitos internacionais. São temas que versam desde a crise do Líbano até a exploração de animais na indústria do entretenimento, assunto que cresce em importância na agenda internacional.
A cerimônia de abertura está marcada para quinta-feira (8), das 11h às 12h, e as atividades se estendem até às 18h30. Os trabalhos na sexta-feira (9) e sábado (10) serão das 9h às 19h, com atividades de confraternização e festa temática no período da noite. No domingo (11), o evento ocorre a partir das 9h com o encerramento oficial previsto para às 13h30.
Mais informações sobre a 18ª edição do PoliONU e programação completa estão disponíveis no site do Poliedro Colégio. Para acessar, clique aqui .Confira, abaixo, os detalhes das divisões e os temas que serão abordados pelos comitês do PoliONU:
SERVIÇO – PoliONU
Data: de 8 a 11 de junho
Horário: Quinta-feira (8), das 11h às 18h30, Sexta (9) e Sábado (10), das 9h às 19h e Domingo (11), das 9h às 13h30. (Feriado de Corpus Christi)
Local: Poliedro Colégio – Av. Dr. Eduardo Cury, 50 – Jardim das Colinas
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.