RMVale

São José, Taubaté, Jacareí e Caraguá terminarão de vacinar população contra a Covid-19 em 2023, aponta estudo da USP

O CeMEAI criou um modelo matemático que fornece previsões de quando a vacinação será concluída em todos os municípios brasileiros

Escrito por Julia Lopes

24 MAI 2021 - 12H37 (Atualizada em 24 MAI 2021 - 17H18)

Adenir Britto / PMSJC Vacinação comorbidade 45 (Adenir Britto / PMSJC)

Um estudo desenvolvido por pesquisadores CeMEAI (Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria) da USP, em São Carlos, criou um modelo matemático que fornece previsões de quando a vacinação contra a Covid-19 será concluída em cada município brasileiro. Em São José, Jacareí, Taubaté e Caraguá a previsão para a conclusão da vacinação será até 2023. Os dados foram coletados no dia 22 de maio.

A previsão para o fim da vacinação contra a Covid-19 em São José dos Campos é no dia 25 de junho de 2023. De acordo com os dados, apenas 10,7% da população recebeu a primeira dose da vacina e 8,76% recebeu a segunda dose do imunizante. No total, 80,5% da população joseense ainda não recebeu a vacina.

Segundo dados do Vacinômetro do Governo de SP, em São José dos Campos, mais de 176 mil pessoas tomaram a primeira dose e 82 mil receberam a segunda aplicação.

Já em Taubaté, com o ritmo atual, a vacinação na cidade deve terminar em 16 de fevereiro de 2023. Os dados mostram que cerca de 8,08% da população taubatiana recebeu a primeira dose e 6,95% a segunda. Com isso, 85% dos munícipes ainda não tomaram a vacina contra a Covid-19.

O Painel mostrou que Jacareí terminará sua vacinação em 25 de outubro de 2023. Até o momento, 8,15% da população foi vacinada com a primeira dose e 6,61% com a segunda. Cerca de 85,2% dos munícipes ainda não foram imunizados.

Ao todo, 58.718 doses foram aplicadas em Jacareí.

Já Caraguatatuba tem previsão de concluir a campanha de vacinação em 22 de novembro de 2023. Até o momento, 8,03% da população recebeu a primeira dose do imunizante e 6,94% a segunda. No total, 29.044 doses foram aplicadas em Caraguá.

Segundo o CeMEAI, o sistema utiliza os dados disponibilizados pelo Governo Federal para obter o ritmo da vacinação em cada cidade e, com isso, projetar quando toda a população já terá recebido todas as doses necessárias do imunizante.

Nos cálculos, é considerado o ritmo de vacinação dos últimos 30 dias para projetar quando a vacinação será finalizada no Brasil. A previsão é atualizada de acordo com a chegada de novas vacinas, o aumento ou a diminuição do ritmo de vacinação e outros critérios que impactam na aplicação do imunizante.

O Painel de Vacinação da Covid-19 é aberto e está disponível para toda a população em cemeai.icmc.usp.br/painel-vacinacao. Dentro da plataforma, o usuário só precisa selecionar o estado e a cidade desejados e verá, além da projeção para o fim da vacinação, detalhes sobre doses aplicadas por dia, doses aplicadas com atraso, demanda diária por vacinas, vacinação precoce, abandono da vacinação entre outros.

Também é possível optar por ver os dados totais do Brasil, no dia do fechamento desta reportagem, a previsão é de que a vacinação no país seja completada em 09 de setembro de 2022.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Julia Lopes, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.