Feira acontece em 7 e 8 de outubro, das 14h às 20h, no Parque Tecnológico
Adenir Brito/Ascom/PqTec
Entre os dias 7 e 8 de outubro, São José dos Campos será sede da RMVALE TI 2015 (Feira de Tecnologia e Inovação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba). Além de apresentar as últimas soluções em TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação) desenvolvidas na região, a feira oferecerá palestras gratuitas com especialistas em inovação, marketing e smart cities.
A feira acontece das 14h às 20h no centro de eventos do Parque Tecnológico de São José dos Campos e a entrada é gratuita. São esperados cerca de 1,5 mil visitantes nos dois dias do evento, entre empresários, pesquisadores e estudantes, além de prefeitos e gestores públicos de toda a região.
Na quinta-feira (8), segundo dia da feira, haverá uma tarde de B2B -estratégia que reúne empresas para fomentar parcerias comerciais baseadas na partilha de informações para gerar negócios (compra e venda). Na ocasião, os expositores irão apresentar para os empresários do setor aeroespacial e de defesa, as estratégias e soluções desenvolvidas voltadas para as demandas do setor.
“Sendo a tecnologia da informação transversal, a interação comercial com o setor aeroespacial é inevitável. Estamos fazendo nosso papel de colocar frente a frente a demanda e a oferta de tecnologia, sempre pensando em melhorar a competitividade de ambos”, explica Marcelo Nunes, coordenador do TIC VALE, cluster do Cecompi (Centro para a Competitividade e Inovação) que organiza a RMVALE TI.
Cidades Inteligentes
Os expositores da RMVALE TI possuem serviços e produtos com tecnologia capaz de melhorar na prática o dia a dia não apenas do varejo e da indústria, mas também de cidades inteiras. É o caso de Monteiro Lobato.
A prefeitura da cidade em parceria com o Cecompi e as associadas ao TIC VALE, Modo Up e ZNC Sistemas, desenvolveram um projeto de cidade inteligente para melhorar a gestão do município e por consequência a qualidade de vida da população.
”Conseguimos montar um sistema de georeferenciamento usando dados e mapas abertos para termos uma visão geral do município sem que precisássemos comprar o serviço de satélite, o que gerou uma economia de R$ 80 mil para a cidade”, explica Filipe Rocha, diretor da Modo UP, uma das responsáveis pelo projeto e expositora da RMVALE TI.
O diretor da Modo UP irá expor o case de Monteiro Lobato e outras soluções para smart cities em sua palestra que acontece no dia 7, às 17 horas. Entre as aplicações práticas do projeto desenvolvido para Monteiro Lobado estão a possibilidade de identificar áreas irregulares, traçar um plano de manutenção para estradas rurais, definir o plano de iluminação publicas e até mesmo a regularização do cadastro de logradouros.
“Vimos com o novo sistema que temos 112 logradouros na cidade, dos quais 76 já foram cadastrados. Contudo legalmente, Monteiro Lobato só tem 12 ruas. E assim acontece com outras 18 cidades só na RMVale”, conclui Rocha.
A inscrição para participar da feira e das palestras gratuitamente ainda pode ser feita no site do evento. No site você também vai encontrar outras informações sobre expositores e a programação completa do evento.
O Parque Tecnológico fica na avenida Dr. Altino Bondesan, 500, no distrito de Eugênio de Melo, São José dos Campos.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.