Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Famílias ganham geladeiras para economizar energia em Paraibuna

Cerca de 100 famílias ganharam uma geladeira nova em Paraibuna. Os moradores puderam trocar o eletrodoméstico velho, sem pagar nada por isso. Os refrigeradores foram doados pela Elektro, concessionária de energia da cidade, às famílias de baixa renda.

"O projeto Energia Comunitária visa gerar economia de energia em todo o país. A gente seleciona as pessoas por meio do cadastro social das famílias na prefeitura, e depois sorteia quem vai receber as geladeiras", destaca Maria Cristina Sampaio, gerente executiva da concessionária.

De acordo com Elektro, o recurso para a compra dos equipamentos é concedido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e faz parte do projeto nacional contra a deficiência energética. Podem ser contempladas famílias que possuam o NIS (Número de Identificação Social) e morem em áreas urbanas nas cidades atendidas pela concessionária.

O motorista Antônio Medeiros, 62 anos, que vive com a esposa e dois filhos no bairro Bela Vista, em Paraibuna, ficou surpreso com o presente. "A minha geladeira velha tinha queimado. Eu nem acreditei quando ganhamos, ficamos muito felizes. Isso sim é um projeto que beneficia o povo", destaca Medeiros.

O prefeito de Paraibuna, Antônio Marcos de Barros (DEM), avaliou a campanha. “É um projeto de grande importância, pois, com essas geladeiras novas, além de economizar energia elétrica, os munícipes também conseguirão conservar melhor os alimentos, zelando mais pela saúde da família”, ressalta.

Durante a ação, moradores do bairro Bela Vista receberam doação de lâmpadas e orientações sobre como economizar energia.

Investimento
Em 2014, R$ 10,5 milhões serão investidos pela concessionária em projetos para a população de baixa renda, como a substituição de geladeiras e chuveiros, regularização de ligações clandestinas e doações de padrões internos de energia. O objetivo do programa é economizar 26 mil MWh só neste ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.