Por Mara Cirino Em RMVale

Feriado do Ano Novo chega com 31 praias poluídas no Litoral Norte

Barra do Una, em São Sebastião, entra na lista das impróprias; vândalos atacam 'bandeiras' em Ubatuba

Praia do Arrastão, em São Sebastião - foto Mara Cirino/Meon 17dez18

Praia do Arrastão, em São Sebastião, é uma das praias impróprias para banho

Mara Cirino/Meon

Quem pensa em passar a virada do ano do Litoral Norte deve ficar atento ao novo boletim de balneabilidade emitido pela Cetesb que aponta que 31 praias estão impróprias para banho. A análise é feita semanalmente em 97 praias e rios da região.

A última análise da Cetesb, divulgada na sexta-feira passada (21), apontava 39 praias poluídas no Litoral Norte.

O destaque do boletim de balneabilidade divulgado nesta quinta-feira (27) é a  Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastiao, que entrou na relação das praias que receberam a bandeira vermelha. O município conta com 13 praias e rios poluídos, entre eles, um dos pontos de coleta de Maresias, a mais badalada da região.

Em relação à análise anterior, Ubatuba teve a liberação da praia de Picinguaba na região norte, e das 33 praias e rios analisados, 9 estão com bandeira vermelha. Também saiu a Lagoinha e entrou Maranduba, ambas na região sul.

Mas o munícipio tem sofrido constantes ações de vandalismo, principalmente nas praias de Picinguaba, Lázaro e Perequê-Mirim. Por conta disso, a Prefeitura de Ubatuba emitiu alerta para a população que essa informação é importante para evitar eventuais danos à saúde dos banhistas.

Ela lembra ainda que atos de vandalismo contra a sinalização da Cetesb configuram danos ao patrimônio público, conforme previsto no artigo 163 do Código Penal, e podem resultar em penas como detenção de seis meses a três anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

Denúncias sobre vandalismo do patrimônio público podem ser encaminhadas para a secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba (3833-2439), para a Guarda Municipal (12-3833-6707) ou para a Polícia Militar (190).

Nesta semana, Ilhabela tem um quadro um pouco melhor em relação à coleta anterior, quando 10 das 19 praias estavam impróprias para banho, o que gerou manifestação do prefeito Márcio Tenório. No boletim desta semana o número caiu para seis.

A situação melhor é em Caraguatatuba com três das 15 praias com bandeira vermelha.

A Cetesb explica que a coleta da água é feita semanalmente e uma praia recebe a bandeira vermelha quando apresenta índice de coliformes termotolerantes (antigamente denominados Coliformes fecais), E. coli e enterococos por cinco semanas consecutivas.

O período dessa análise é de 24 de novembro a 23 de dezembro.

Veja abaixo as praias impróprias para banho no Litoral Norte


São Sebastião
Maresias, Cambury, Barra do Sahy, Barra do Una, Preta do Sul, Boiçucanga, dois pontos de Boraceia, Arrastão, Pontal da Cruz, Deserta, Porto Grande, Preta do Norte

Ilhabela
Armação, Pinto, Itaquanduba, Itaguaçu, Perequê e Veloso

Ubatuba
Rio Itamambuca, Iperoig, dois pontos do Itaguá, Dura, Santa Rita, Perequê Mirim, Lázaro e Maranduba

Caraguatatuba
Indaiá, Palmeiras e Porto Novo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mara Cirino, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.