Por Meon Em RMVale Atualizada em 01 JUL 2021 - 12H32

Foca-caranguejeira é resgatada debilitada em São Sebastião

O animal não apresentava ferimentos mas estava muito magro e apático

Uma foca-caranguejeira foi resgatada na manhã desta quarta-feira (30), na praia de Calhetas em São Sebastião.

O Instituto Argonauta foi acionado por moradores da região, que notaram a presença de uma foca debilitada na praia. A equipe do Instituto se deslocou até o local e constatou que se tratava de uma foca-caranguejeira (Lobodon cacinophagus).

A equipe de veterinários avaliou o animal, que não apresentava machucados, mas se encontrava muito magro e apático. De acordo com os profissionais, este é um mamífero juvenil, com cerca de 1,60m de comprimento.

“No momento o animal está sendo mantido em observação, apresenta-se muito magro com suspeita de pneumonia, no aguardo dos resultados dos exames para melhor direcionar o tratamento” afirmou Fabiola Santana, veterinária responsável da Unidade de Estabilização.

O animal foi transferido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização do Instituto Argonauta em Ubatuba, onde permanece em observação e está sendo medicado e avaliado.

Visita de águas distantes

As focas caranguejeiras geralmente aparecem nas regiões da sub-Antártica e Antártica. Existem registros ocasionais de aparição do animal no Sul e Sudeste do Brasil, com esta sendo a terceira ocorrência no Litoral Norte nos últimos 13 anos.

“O deslocamento do animal até nosso litoral pode ter sido causado pela predominância de correntes marinhas vindas do sul nesta época do ano” afirma Hugo Gallo Neto, diretor executivo do Aquário de Ubatuba e Presidente do Instituto Argonauta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.