Caçapava recebeu nesta quarta-feira (23) a primeira reunião da recém-criada Frente Vale Verde, grupo que reúne 35 cidades da bacia hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A meta é estabelecer metas em comum para problemas relacionados à temática ambiental.
Meta é pressionar Governo do Estado para aplicação de novas medidas
Durante a reunião, temas como destinação de resíduos sólidos, transposição do Rio Paraíba e extração de areia foram levantados problemas enfrentados pelas diferentes cidades.
O encontro foi realizado no parque da Moçota e contou com a presença de políticos além de representantes da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).
"Nosso objetivo é nos unir para cobrar uma posição mais assertiva do Estado. Temos observado que em várias questões, como a destinação do lixo, por exemplo. O governo tem agido mais como um fiscalizador do que como uma instituição que construa políticas junto com o município. Eles precisam ter mais empenho e mais propostas", afirma o diretor de Meio Ambiente de Caçapava, Marcio Statuti.
Para isso a frente espera ter como aliada a bancada da região na Assembleia Legislativa. De acordo com Stuti, os deputados estaduais vão ser importantes para que o grupo tenha representatividade.
"O deputado Hélio Nishimoto (PSDB) já se prontificou a nos apoiar, inclusive enviando um representante à reunião. Agora esperamos que os outros membros também se solidarizem e abracem a causa ambiental", afirma.
Água
A utilização racional da água e a transposição do Rio Paraíba serão assuntos para o próximo encontro, ainda sem data agendada. "Ficamos otimistas com a primeira impressão e, agora, a expectativa é de que cada vez mais autoridades possam se juntar às discussões", afirma.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.