RMVale

Governo de SP irá testar soro do Butantan em tratamento de pacientes infectados pela Covid-19

Pedido para início de estudo clínico em humanos foi protocolado junto à Anvisa

Escrito por Gabriel Campoy

05 MAR 2021 - 15H53 (Atualizada em 05 MAR 2021 - 18H11)

O Governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou nesta sexta-feira (5), que o Instituto Butantan protocolou junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um pedido para que infectados com a Covid-19 possam ser tratados com um soro desenvolvido pela instituição.

Segundo ele, a expectativa é que os testes já possam ser liberados para terem início nesta semana. O governador afirma ainda que o soro tem grande potencial para evitar o agravamento dos sintomas e cura dos contaminados.

De acordo com o comunicado, o objetivo da pesquisa – comandada pela infectologista Ester Kallás, da USP, e pelo nefrologista José Medina, ambos do Centro de Contingência ao Coronavírus do Estado de São Paulo – é verificar a segurança e a eficácia do soro em pacientes que estejam infectados com a Covid-19. Três mil frascos já estariam prontos para a aplicação em humanos.

Em um teste feito com pesquisadores do Butantan em parceria com a USP (Universidade de São Paulo), foram usados ratos infectados pelo vírus vivo e que receberam posteriormente o soro. Teria então sido registrado uma diminuição da carga viral, redução do perfil inflamatório e preservação da estrutura pulmonar dos animais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.