RMVale

'Muralha Paulista' deve ter 350 câmeras na RMVale

Distribuição será feita nas 39 cidades da região

Escrito por Meon

20 MAI 2025 - 15H46 (Atualizada em 20 MAI 2025 - 16H22)

Reprodução

O Governo do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (20) o edital para a aquisição de 350 câmeras de monitoramento, que integrarão o programa 'Muralha Paulista'. A iniciativa visa criar um cinturão eletrônico de vigilância abrangendo todas as 39 cidades do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte .

Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

O edital, lançado pela Agência Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Agemvale), estava suspenso desde outubro de 2023 devido a apontamentos de irregularidades pela Justiça. Com a publicação oficial no Diário Oficial do Estado, o processo licitatório segue até 30 de junho. A empresa vencedora terá um prazo de três meses para implementar e habilitar o sistema, que incluirá comunicação, câmeras com inteligência e software de inteligência artificial .

As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos definidos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), como áreas de grande circulação de pessoas e nas entradas e saídas dos municípios. O contrato com a empresa vencedora terá vigência de 30 meses, podendo ser prorrogado por igual período .

Receba as notícias do dia - clique AQUI

O número de câmeras contempladas no edital aumentou de 108 para 350, abrangendo agora todas as cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. No primeiro edital, apenas 17 municípios do Vale Histórico receberiam os equipamentos. O valor inicial previsto era superior a R$ 3 milhões .

Confira abaixo a distribuição das câmeras por cidade:

Aparecida: 28

Arapeí: 1

Areias: 3

Bananal: 5

Caçapava: 23

Cachoeira Paulista: 10

Campos do Jordão: 4

Canas: 3

Caraguatatuba: 8

Cruzeiro: 35

Cunha: 4

Guaratinguetá: 23

Igaratá: 4

Ilhabela: 5

Jacareí: 30

Jambeiro: 4

Lagoinha: 4

Lavrinhas: 1

Lorena: 13

Monteiro Lobato: 4

Natividade da Serra: 3

Paraibuna: 7

Pindamonhangaba: 11

Piquete: 1

Potim: 3

Queluz: 7

Redenção da Serra: 1

Roseira: 8

Santa Branca: 4

Santo Antônio do Pinhal: 1

São Bento do Sapucaí: 3

São José do Barreiro: 1

São José dos Campos: 7

São Luiz do Paraitinga: 1

São Sebastião: 23

Silveiras: 5

Taubaté: 19

Tremembé: 5

Ubatuba: 28

Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.