Por Moisés Rosa Em RMVale

Grupo usa redes sociais para criticar projeto de piscinão em Jacareí

A construção de uma bacia para contenção de água no lugar de um lago em área de preservação no Parque Califórnia, em Jacareí, tem gerado críticas de moradores do bairro. Nas redes sociais foi criado um grupo, o "Lago do Parque", que divulgou nota repudiando a implantação do piscinão sob o argumento que o projeto não vai sanar os problemas de enchentes em época de chuva.

A medida é uma retaliação aos planos do governo do prefeito Hamilton Mota (PT) de implantar um reservatório de retenção de águas pluviais com capacidade para abrigar 890 mil litros. A previsão é que sejam necessários R$ 680 mil de investimento na obra, que receberá verbas do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).

Para dar início à construção do reservatório, a prefeitura aguarda licenciamento da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Paulo César Germano, líder do bairro, afirma que a administração não está se preocupando com a preservação do local e, se o projeto for executado, as nascentes vão ser destruídas. "Queremos que mantenham o lago, pois esse sim é um piscinão natural. O que querem fazer é uma degradação ao meio ambiente. A prefeitura precisa respeitar a vontade da população", afirma.

Germano destaca que desde 2010 os moradores tentam negociar outra alternativa com a prefeitura. "Há três anos tentamos, sem sucesso, dialogar com a prefeitura para manter preservadas as nascentes e sua APP [Áreas de Proteção Permanentes]. Essa área verde é uma das pouquíssimas com nascentes em nossa cidade", comenta.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Prefeitura de Jacareí informa que apresentou projeto de revitalização da área de lazer do Parque Califórnia ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul (CBH-PS) e foi contemplada com recursos do Fehidro para realização das obras que prevêem a preservação das nascentes, ampliação da área verde, implantação de paisagismo e manutenção da área de lazer, além de um reservatório de retenção de águas pluviais.

A prefeitura destaca que um estudo apontou a contribuição do volume de águas pluviais que deve ser represado, impedindo inundações nas áreas abaixo da região. A administração municipal ressalta ainda que apresentou o projeto aos moradores do bairro e ao Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Moisés Rosa, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.