Por João Pedro Teles Em RMVale

Guaratinguetá vira estância turística e quer investir em estrutura

guaratingueta_casadefreigalvao_home

Casa de Frei Galvão, um dos principais pontos turísticos da cidade

Divulgação

Foi aprovado pela Assembleia Legislativa o projeto de lei que transforma a cidade de Guaratinguetá em uma estância turística. Agora a cidade só espera a homologação do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para passar a receber os recursos do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), ligado à Secretaria Estadual de Turismo.

A expectativa da prefeitura é de que esse montante fique em torno dos R$ 6 milhões. Verba que vai ser utilizada para investimentos em infraestrutura turística. De acordo com o secretário de turismo Célio Leite, acessos e sinalizações vão ser as primeiras ações realizadas com a nova verba.

“Uma cidade que quer crescer no turismo precisa primeiro pensar na estrutura. Estacionamentos, acessos e sinalização. E é isso que vamos melhorar em Guaratinguetá para que a cidade se transforme em referência no turismo religioso”, explica.

O dinheiro é condicionado ao envio de projetos para o órgão. Portanto, a prefeitura já se apressa em terminar os projetos para que viabilizar a verba.

“Essa verba é exclusiva para a infraestrutura. Não podemos utilizar o dinheiro para criar um evento que vai trazer pessoas para a cidade, por exemplo”, afirma.

Atualmente, de acordo com o secretário, a cidade conta com aproximadamente 10% dos turistas de Aparecida, porcentagem que, para ele, pode aumentar conforme a cidade vá recebendo os recursos do Dade.

“O Estado e o país contam com um potencial enorme de turismo religioso, portanto, essa porcentagem pode melhorar bastante. Cabe fazer com que o turista sinta-se bem recebido e tenha uma estrutura bem estabelecida para dar conforto para sua estadia”, afirma .

Hotéis
O secretário ressalta que três hotéis foram construídos no último ano na cidade. Para ele, é um sinal de que a rede hoteleira também já notou o potencial turístico da cidade.

“Agora a cidade também vai colaborar, com cursos de qualificação e parcerias com a iniciativa privada. Certamente vamos fortificar um pólo de turismo aqui em Guaratinguetá”, conclui.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.