O Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) interrompeu todos os atendimentos ambulatoriais e agora atende apenas aos casos de urgência e emergência. Essa medida foi tomada devido aos atrasos nos pagamentos efetuados pela prefeitura.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
Nesta terça-feira (23), o ambulatório de pneumologia, que cuida de doenças do pulmão, se negou a agendar um atendimento.
Pneumologista no hospital há 7 anos, o médico José Roberto Megda, diz que foi pego de surpresa, na noite de terça, com a notícia do fechamento do ambulatório da unidade.
"Eram pacientes que precisavam de um atendimento pneumológico, muitas vezes com alta complexidade para seguir mesmo com o pneumologista que usava oxigênio, que às vezes tinha um pulmão de fibrose, nessa era pós-Covid. Então infelizmente a partir de ontem a gente foi pego de surpresa, o hospital não vai fazer mais esse atendimento pra esses pacientes", disse.
É considerado que o fechamento do ambulatório de pneumologia vai afetar cerca de 100 pacientes por mês na região.
Outras áreas também são afetadas, como suspensão de cirurgias de tórax, cardiologia pediátrica e mastologia.
A situação no Hmut se arrasta há meses. No dia 10 de agosto, a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), responsável por administrar o hospital, enviou ofício para prefeitura no qual cobrava dívida de quase R$ 24 milhões e citava risco de paralisação no Hmut.
Em nota, a Prefeitura rebateu: "A Prefeitura de Taubaté vem realizando pagamentos conforme as tratativas realizadas com a empresa SPDM - Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina. Não há atrasos de repasses superior a 90 dias que justifique legalmente a suspensão dos serviços de saúde por parte da gestora do Hospital Municipal Universitário de Taubaté - HMUT, que acaba por prejudicar toda a população local que necessita do atendimento", diz texto enviado pela assessoria de comunicação.
Exposição imersiva sobre Lionel Messi chega a São Paulo
Mostra vai até 16 de agosto
SJC: Operação Casa Limpa recolhe 1.7 toneladas de materiais
Ação ocorreu nas zonas sul e leste da cidade
Jovem de 19 anos morre após colisão entre carro e moto em Caçapava
Vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.