Indústrias da RMVale perdeu 14.600 empregos nos últimos 12 meses
Flavio Pereira/Meon
A indústria da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) perdeu 14.600 postos de trabalho no acumulado dos últimos 12 meses. O balanço é da das diretorias regionais do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, responsáveis pelas 39 cidades da região, e foi divulgado nesta quinta-feira (14).
De acordo com a pesquisa Nível de Emprego Industrial, a diretoria regional que mais perdeu vagas de emprego foi Taubaté, composta por 28 cidades, onde o setor teve queda de 9.250 postos de trabalho no período. O que representa uma baixa de -16,56% no acumulado dos últimos 12 meses.
No entanto, se considerar a porcentagem acumulada no período e o número de cidades que compõem as diretorias regionais, Jacareí - composta por três municípios - apresenta números preocupantes. Foram 2.600 vagas a menos, o equivalente a -18,87%.
Já a diretoria regional de São José perdeu 2.750 (-5,30%) postos de trabalho no mesmo período. As cidades da RMVale ainda amargam perda de 2.050 vagas de emprego no acumulado dos três primeiros meses deste ano.
Na diretoria de Taubaté, a variação ficou em -0,44%, o que significou uma perda de aproximadamente 200 postos de trabalho, seguida de Jacareí, com 850 vagas a menos (-6,92%) e São José, que registrou baixa de -1,98%, o equivalente a mil vagas.
O diretor do Ciesp de Jacareí, Ricardo de Souza Esper, lamenta os números e ainda prevê um futuro pior. "Com certeza esse índice está relacionado ao fechamento da Schrader e Rhodia e à dispença considerável de funcionários por outras empresas. Mas infelizmente, esse cenário vai piorar", diz.
"Antes a previsão era de uma possível melhora da economia para 2017, em seguida para 2018, e ontem, o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou uma perspectiva de melhora apenas em 2020", comenta Esper. "O pessoal dos restaurantes estão reclamando, as pessoas estão voltando para a 'marmita'. A indústria demitiu e vai continuar demitindo", completa.
Motivos segundo a pesquisa
De acordo com o levantamento, o índice do nível de emprego industrial na diretoria de Taubaté foi influenciado pelas variações negativas dos setores de Produtos de Metal, exceto Máquinas e Equipamentos (-2,69%); Metalurgia (-0,88%); Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,78%) e Máquinas e Equipamentos (-1,01%).
Em Jacareí, a queda foi influenciada pelas variações negativas dos setores de Bebidas (-1,81%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (-1,13%); Produtos de Borracha e de Material Plástico (-0,96%) e Máquinas e Equipamentos (-0,32%).
Já na diretoria de São José, o índice do nível de emprego industrial na Diretoria Regional do CIESP em São José dos Campos foi motivado pelos números dos setores de Produtos de Borracha e de Material Plástico (-3,49%); Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (-0,55%); Produtos de Minerais Não-Metálicos (-0,60%) e Outros Equipamentos de Transporte (-0,08%).
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.