RMVale

Infestação de pombos chama atenção em casa da região central de São José

Segundo relatos de um morador da região, as aves se concentram em uma residência no Jardim Esplanada

Escrito por Gabriel Campoy

25 ABR 2021 - 13H00 (Atualizada em 25 ABR 2021 - 13H35)

Arquivo Pessoal

Uma infestação de pombos vem chamando atenção de alguns moradores do Jardim Esplanada, região central de São José dos Campos. De longe é possível ver a grande quantidade de aves que ficam espalhadas no quintal e sobre o telhado de uma residência.  

Segundo relatos de um morador da região, elas se concentram na casa de uma senhora que, segundo ele, estaria alimentando os pombos há mais de 10 anos no local.

Em documento apresentado por um dos moradores que realizaram diversas reclamações ao Centro de Zoonoses, a instituição afirma que o caso é uma questão médica e social, e que foi repassado ao Ministério Público Estadual.


Ainda de acordo com o documento, o problema é relatado por moradores há mais de dois anos e vários processos seguem abertos. Procurado pela reportagem, o Ministério Público do Estado de São Paulo, ainda não retornou às nossas solicitações até o fechamento da matéria.

Já a Secretaria de Saúde de São José dos Campos, responsável pela assessoria do Centro de Zoonoses, comunicou em nota enviada à reportagem que “a prefeitura tem ciência do caso e que, vários setores da administração municipal estão trabalhando de forma articulada para buscar a melhor solução para as moradoras da casa”.

O vereador Fernando “Petiti” da Farmácia (PSDB), que teria se reunido com um grupo de moradores da região para debater o assunto, disse ao Portal Meon, que “a prefeitura precisa agir nesta situação promovendo campanhas educativas para conscientizar a população".

Confira a nota enviada na íntegra pela assessoria do vereador.

“No início de abril, recebemos um e-mail da associação de moradores do bairro Esplanada, relatando a infestação de pombos no bairro, especialmente, na rua Coronel Manoel Martins Junior.

Estivemos no local e conversamos com alguns moradores, que confirmaram a situação. A partir das informações coletadas, a gente encaminhou ofício à Prefeitura de São José dos Campos, solicitando providências, por meio de ações do Departamento de Fiscalização e também do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Entendemos que a prefeitura pode agir nesta situação, inicialmente, promovendo campanhas educativas para conscientizar à população sobre os riscos que o descontrole populacional dessa ave pode trazer à saúde pública."

O Portal Meon segue acompanhando essa situação, até que seja resolvida. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.