O MEC (Ministério da Educação) anunciou que receberá as inscrições do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) 2021 entre os dias 6 e 9 de abril. Neste ano, o processo foi adiado por conta de um maior prazo para a divulgação do resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020.
O SiSU é um programa do Ministério da Educação que oferece vagas em universidades públicas por meio da análise de notas do Enem. Os candidatos podem participar gratuitamente e a seleção acontece duas vezes por ano.
Criado pelo governo federal em 2010, o SiSU é destinado a todos os estudantes que tenham feito o Enem do ano anterior, contanto que não tenham zerado a nota da redação. Neste ano, o programa também passou a disponibilizar vagas para cursos à distância.
A participação no programa traz diversos benefícios ao candidato, como a possibilidade de participar de diversos processos seletivos sem a necessidade de fazer novas provas; a chance de, por até três dias, verificar o andamento de sua nota para conferir se há probabilidade de admissão no curso, e escolher outro, caso esteja com receio; a valorização do sistema de cotas raciais, com vagas que variam de acordo com a instituição; e o processo de inscrição totalmente virtual e simplificado, evitando burocracias.
A data de divulgação dos resultados da chamada está prevista para o dia 13 de abril, e durante o processo de inscrição é importante ficar muito atento.
Inscrições
Os interessados em participar do SiSU devem manifestar interesse em até duas opções de curso/instituição e especificar a ordem de preferência. Ele poderá optar por concorrer às vagas de ampla concorrência ou aquelas reservadas a políticas de ações afirmativas, as cotas. Pelas regras, não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
Dicas para ir bem
1 - Estude a lista de opções antes de fazer a inscrição
Conhecer quais cursos e instituições estão disponíveis no SiSU é muito importante para ser assertivo na hora da inscrição. Cada universidade adota um critério diferente de pesos para a atribuição da nota conquistada no Enem, portanto, observar quais disciplinas são mais determinantes para obter maior pontuação auxilia na estratégia de aumentar as oportunidades para admissão.
2 - Acompanhe a nota de corte
É preciso controlar as expectativas neste momento, pois estar acima da nota de corte não garante a aprovação, já que ao longo do período de inscrição essa nota pode sofrer alterações. Por isso, é muito importante estar atento e acompanhá-la diariamente para saber se há chances de ser selecionado para a vaga de interesse.
3 - Não tenha receio de fazer alterações de curso e instituição
Ao longo do processo de inscrições do SiSU, é possível fazer quantas alterações de curso e faculdade o candidato julgar necessárias, caso perceba que não há chances de aprovação. Desse modo, o estudante pode ampliar suas oportunidades de ingressar em uma universidade.
Algumas instituições de ensino oferecem ferramentas para auxiliar seus estudantes ao longo do processo.
4 - Fique atento ao e-mail
Parece uma dica simples, mas ela precisa ser reforçada. As instituições de ensino entrarão em contato com os aprovados para passar as orientações de matrícula por e-mail. Portanto, cheque sua caixa diariamente para evitar que alguma informação importante passe.
O coordenador do Poliedro Curso de Campinas, Vitor Ricci informou que se o prazo de inscrição em alguma universidade chegar ao fim, o aluno será automaticamente desclassificado e não há a possibilidade de recorrer da decisão.
5 - Caso seja admitido em alguma universidade, certifique-se de que está tudo certo com a sua matrícula
Outro ponto de atenção, caso o aluno seja admitido em alguma universidade, é o prazo para efetuar a matrícula. É de extrema importância que o estudante leia todos os materiais com atenção e encaminhe a documentação no prazo adequado para não deixar de cumprir com nenhuma obrigação, sob o risco de perder a vaga.
Vídeo: Especialista fala da Inteligência Artificial aplicada na Educação
Rafael Irio é o convidado do Podcast 'Meon Entrevista'
Número de mortos nas enchentes no Texas passa de 60
Resgate corre para salvar dezenas de pessoas ilhadas
Azul oferece 280 vagas para jovens no Programa Melhor Aprendiz
Oportunidades para estudantes de 16 a 21 anos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.