A Prefeitura de Jacareí segue firme no combate à Dengue e divulga o balanço das ações realizadas no 1º semestre de 2025. As estratégias envolveram mobilizações em todas as regiões da cidade, com foco em prevenção, fiscalização, orientação e eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Neste ano, segundo dados do Painel de Arboviroses do Governo do Estado de São Paulo e da Vigilância em Saúde de Jacareí, houve uma redução de 87,3% dos casos e 90% no número de óbitos por Dengue, em comparação com o mesmo período do ano passado.
A secretária de Saúde, Aguida Fernandes, reforça a importância do trabalho conjunto com a população. "A Prefeitura trabalha diariamente para manter a cidade livre da Dengue, mas a colaboração da população é essencial. Abrir as portas para os agentes, que estão sempre uniformizados e identificados com crachá da Prefeitura, é um gesto simples, mas que salva vidas. Cada visita permite identificar e eliminar possíveis focos do mosquito, protegendo toda a comunidade”.
Confira, a seguir, o balanço das ações:
Visitas casa a casa
Entre janeiro e junho, os agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde visitaram 163.940 imóveis. Desses, 101.914 foram efetivamente vistoriados e orientados. Cerca de 38% estavam fechados ou recusaram a visita.
Cata-Treco
A Operação Cata-Treco teve papel essencial na retirada de possíveis criadouros: mais de 176 toneladas de materiais inservíveis foram recolhidas em mais de 100 bairros.
Fumacê e Nebulização
O Fumacê percorreu 89 bairros. A equipe de nebulização costal passou por 9.519 imóveis, com 2.639 atendimentos concluídos, enquanto 72,3% estavam fechados ou recusaram.
Drones: pulverização e monitoramento
A Prefeitura investiu em tecnologia com drones e monitorou mais de 15 mil imóveis, identificando 139 possíveis criadouros do mosquito. Além disso, aplicou larvicida em sete áreas estratégicas, como pátios de veículos e comércios de sucata.
Atendimentos
Nos primeiros seis meses do ano, a rede de atenção básica ampliou o horário de atendimento das unidades 12h e realizou mais de 5 mil testes de Dengue, 2.334 atendimentos médicos, além de mais de 1.600 atendimentos de enfermagem.
Vacinação e conscientização
As equipes de saúde continuam conscientizando a população sobre a importância da vacinação contra a Dengue. Voltada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em Jacareí, 35,82% do público-alvo já tomou a primeira dose, e 17,71% completou o esquema vacinal com a segunda.
Denúncias e colaboração
No semestre, a Vigilância em Saúde recebeu 1.395 denúncias pelos canais oficiais da Prefeitura, como o 156, ‘Zap Dengue’ e Atende Bem.
Passeios exclusivos em Nova York
O que fazer quando você busca uma experiência única
Cantores da RMVale disputam vaga no Mundial de Karaokê na Tailândia
Saiba quem são os representantes da região
Trump dá 10 dias para Putin acabar com guerra na Ucrânia
Presidente americano ameaça sanções se Rússia não avançar em negociações
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.