Por Meon Em RMVale

Jornada Espacial reúne estudantes e professores de todo o Brasil

Programação começa neste domingo e segue até o dia 16

Corte no orçamento do Inpe ameaça satélites e monitoramento da Amazônia - Ciência - Estadão

Instalações do Inpe, um dos institutos que serão visitados pelos participantes da Jornada Espacial

Arquivo/Meon

São José dos Campos sedia, a partir deste domingo (10) até o dia 16 de dezembro, a 15ª edição da Jornada Espacial. O evento reúne mais de 70 estudantes e 45 professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares de várias partes do país. 

Durante toda a semana os participantes terão a oportunidade de conhecer atividades espaciais desenvolvidas no Brasil e interagir com técnicos e pesquisadores que trabalham no polo tecnológico aeroespacial da região.

A Jornada Espacial é realizada anualmente e destina-se a alunos que obtiveram os melhores resultados nas questões de astronáutica (foguete, satélites e aplicações) na prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2017.

Os estudantes terão uma programação intensa de atividades, como palestras, oficinas e visitas às instalações do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), IAE (Instituto de Aeronáutica e Espaço)e  Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Temas como os 40 anos da Missão Voyer, Aquecimento Global, Satélites de Comunicação e a Televisão, Contexto histórico da Corrida Espacial, os 60 anos da Era Espacial, Programa de Satélites do Instituto de Aeronáutica e Espaço, entre outros serão abordados.

Entre as atividades programadas para a semana estão diversas palestras, entre elas a que aborda o Programa Nacional de Atividades Espaciais, ministrada pelo tecnologista da AEB, Pedro Kaled, na tarde de domingo.  As diretrizes dos trabalhos educacionais desenvolvidos no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT), inaugurado no último dia 13 de novembro, em Parnamirim (RN) também serão conhecidas pelos estudantes da jornada.

Leia MaisAcesso da via Dutra para Taubaté ficará fechado por seis horas Exposição reúne 34 obras do artista plástico pernambucano J. Borges Suspeito é morto em troca de tiros com PM na zona leste de São José

A ida ao LIT (Laboratório de Integração e Testes) do Inpe está entre as visitas programadas, assim como no Túnel de Vento do IAE, equipamento que serve para simular o deslocamento do ar em objetos sólidos.

Os estudantes também terão a oportunidade de conhecer o MAB (Memorial Aeroespacial Brasileiro) e as instalações onde são desenvolvidos os trabalhos do Embrace (Programa de Estudos e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial) no Inpe.

Oficinas

Os estudantes também vão participar de oficinas de Construção de Plataformas de Lançamento de Foguetes e Construindo Foguetes de garrafa pet são atividades programadas para a Jornada. Elas têm o objetivo de apresentar as variáveis da Física que envolvem o lançamento de foguetes. Após a visita ao MAB os estudantes e professores participarão do lançamento dos foguetes construídos nas próprias oficinas.

Os estudantes que participam da jornada representam estados brasileiros como o Acre, Ceará, Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

OBA

A OBA é uma realização conjunta da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTIC) com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) apoiada por diversas instituições públicas e privadas, como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Secretaria de Educação e Cidadania da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

As provas da OBA foram aplicadas no dia 19 de maio de 2017 em todos os estados brasileiros. A olimpíada contabilizou a participação de mais de 665 mil estudantes envolvendo mais de 7.000 escolas e cerca de 50 mil professores. Desde a primeira edição da OBA mais de 8 milhões de estudantes participaram da olimpíada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...