RMVale

Joseense de 27 anos é a 1ª do Brasil a oferecer cursos de confeitaria para surdos

Iniciativa é oportunidade para pessoas com pouco estudo e sem emprego fixo; projeto esteve entre 6 finalistas de prêmio nacional

Escrito por Ana Lígia Dal Bello

30 JUN 2022 - 12H00 (Atualizada em 30 JUN 2022 - 12H30)

Reprodução

A instrutora de Libras, empresária, engenheira química e pós-graduanda em Gastronomia e Ciência dos Alimentos, Vitória Leite, de 27 anos, é a primeira do Brasil a oferecer cursos de confeitaria para pessoas surdas. Atualmente, ela tem quase 400 alunos inscritos nas aulas on-line, mais de 85% deles se inscreveram em mais de um curso da plataforma e mais de 45% concluíram ao menos um deles e receberam certificado.

O ConfeitaLibras é uma escola profissionalizante bilíngue (Libras-Português), com ensino 100% à distância, via plataforma inclusiva, que contém cursos e workshops gratuitos de empreendedorismo, segurança dos alimentos, bolos e doces.

O conteúdo gratuito é destinado ao público em geral, mas com foco em quem precisa de ferramentas para dar o primeiro passo na abertura do negócio e rápido retorno financeiro com “faça e venda”. Quem deseja se aprofundar e obter certificação profissionalizante, investe nos cursos pagos de bolos caseiros, bolo vulcão, doces juninos e quitutes natalinos, entre outros.

“Temos muitos casos de sucesso! Temos depoimentos de alunos que já vivem do seu próprio negócio, outros que já ousaram e investem num CNPJ, alunos que vivem da confeitaria para ter uma renda extra além do seu serviço atual, são inúmeros casos de transformação”, comemorou a empresária.

Educação

Vitória não titubeia ao afirmar que uma das maiores satisfações de manter o CL é “poder, com tão pouco, causar transformações gigantescas de vida, ver o quanto o projeto inspira vidas, quantos surdos depositam sua confiança no nosso ensino, quanto ainda podemos alcançá-los e oferecer luz na educação brasileira, para que um dia possamos nos sentir de fato uma nação inclusiva”.

A empresária inscreveu o projeto no Prêmio Led - Luz na Educação e chegou a ficar entre os cinco finalistas do país. Ela e seu time vão apresentar a iniciativa no Festival Led no Rio de Janeiro, nos dias 8 e 9 de julho.

Reprodução
Reprodução


Ideia brilhante

Idealizado em 2013, o projeto foi lançado ao mercado digital sete anos depois, em plena pandemia de Covid-19, quando muitos viram seus negócios falirem.

Naquele ano, aos 18 anos de idade, Vitória presenciou um surdo e sua mãe visitarem a igreja que ela frequenta, sem que ninguém conseguisse se comunicar com ele. “Num ato de empatia, somado ao incentivo do meu pai, que já era curioso pelo idioma, fomos juntos fazer um curso básico gratuito na Prefeitura de São José dos Campos. Lá, o curso foi ministrado pela Aaadas (Associação de Atenção aos Deficientes Auditivos e Surdos) e tive o privilégio de conhecer a comunidade surda e suas necessidades”. Para obter o certificado, a jovem precisaria realizar uma atividade avaliativa, então escolheu apresentar uma receita culinária em Libras. “Foi nesse momento que o ConfeitaLibras foi idealizado. Foi realmente uma sacada de amor unir confeitaria, que já era minha vivência, com a educação bilíngue”.

Quanto mais aprendia sobre a comunidade, mais identificava as dificuldades dos colegas. “A grande maioria dos meus amigos surdos não tinham emprego fixo, muitos desempregados, muitos sem estudo, muitos com pouco estudo. Portanto, assim como a abertura do meu negócio ainda tão jovem foi um divisor de águas na minha vida, vi no empreendedorismo uma chance de levar conhecimento, oportunidade e de fazê-los realizarem seus sonhos através da confeitaria”.

Vitória pretende expandir o projeto nos próximos dois anos e passar a oferecer aulas, oficinas e palestras presenciais em todo Brasil e e-commerce de produtos e livros bilíngues no site.

Reprodução
Reprodução


Vocação para empreender

Antes de tudo disso, aos 15 anos de idade, Vitória descobriu-se empreendedora quando começou a vender brigadeiros na escola, para fazer um dinheirinho. O nome da empresa, que já era 100% digital, era Art’s Brigadeiros.

“Meu sonho era ser engenheira, vi no mercado uma escassez de profissionais técnicos na cozinha, então, vi uma oportunidade de unir meu sonho de ser engenheira com uma possível necessidade de mercado. Paguei parte da minha faculdade com os doces que vendia. A grande estratégia ao longo desses 10 anos foi, além de apresentar ao público, aos alunos, conteúdos de confeitaria, mostrar os “porquês” das coisas, a química por trás do preparo dos alimentos, a parte técnica do preparo das receitas”, explicou.

Reprodução
Reprodução


Perfil

Os alunos da ConfeitaLibras são, na maioria, mulheres entre 25 e 45 anos, desempregadas, de vários estados brasileiros, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. “Temos casos de alunos de diferentes classes e vulnerabilidades sociais, desde o mais humilde, que vê no projeto uma esperança de vida melhor, que está desempregado e precisa sustentar a família, até aquele que já tem um trabalho e se vê empreendedor, deseja abrir seu próprio negócio e precisa de acompanhamento, mentoria e ajuda técnica”.

Conteúdo

Os cursos da plataforma do CL são temáticos, por exemplo, Festa Junina, Quitutes Natalinos e Bolos. A grande estratégia, segundo a empresária, é oferecer um conjunto de conteúdos capazes de agregar valor à vida dos estudantes. “No formato gratuito, por exemplo, trabalhamos a quebra das crenças limitantes, oferecemos aulas motivacionais de como ‘virar a chave da mente’, sobre primeiros passos para ser empreendedor; curiosidades e receitas ‘faça e venda’.

Reprodução
Reprodução


Instrutores

Embora seja a idealizadora e principal instrutora das aulas, Vitória abre espaço que alunos que cumpram os diversos desafios tenham a chance de concorrer às vagas de instrutor. “Vemos que inúmeros surdos possuem tendências incríveis de especialização em certas áreas, e por isso, o CL os traz para uma parceria profissional”.

Parcerias

Como boa empresária, Vitória conseguiu parceiros que ainda contribuem com mobília e itens de decoração para o estúdio de gravação do CL, parte hidráulica, câmera e luz para as gravações. Há também parcerias com a Aaadas de São José, com empresa de aparelhos auditivos e com a Quintano Libras, que oferece oficinas gratuitas e pagas de Libras, do básico ao avançado, e curso profissionalizante para quem deseja a carreira de intérprete. Presencialmente, são oferecidas aulas gratuitas de Libras em São José. A maior parte do projeto é mantida com recursos próprios e com retorno das matrículas nos cursos pagos.

Todo conteúdo gratuito está disponível no site e no Youtube da ConfeitaLibras

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Lígia Dal Bello, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.