A Justiça de São José dos Campos condenou 20 pessoas ligadas ao tráfico de drogas na zona sul da cidade nesta terça-feira (11). As condenações são resultados da Operação Boate Azul, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), iniciada em outubro de 2016.
De acordo com o MPSP, por associação ao tráfico de drogas, os réus receberam penas que variam de quatro a dez anos de prisão. Além das condenações, duas pessoas foram absolvidas, uma faleceu durante o processo e mais seis ainda respondem na Justiça em razão de desmembramento dos autos.
O MPSP informa ainda que em ações instauradas em razão de prisões em flagrantes, outras cinco pessoas foram condenadas, assim como 11 dos 29 traficantes originariamente denunciados.
A Operação Boate Azul teve início em outubro de 2016. O objetivo era desarticular um grupo criminoso que dominava há anos o tráfico de drogas na zona sul de São José dos Campos, sendo chefiado por membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital.
Ao longo das investigações houve a apreensão de aproximadamente 500 quilos de drogas, fuzis e mais de R$ 2 milhões em dinheiro.
Em outubro de 2017 teve início a segunda fase da operação, com o oferecimento de denúncia contra 30 policiais civis em São José dos Campos, um ex-policial civil, uma advogada e outras quatro pessoas pela prática de crimes como organização criminosa, tráfico de drogas, extorsão e corrupção.
Entre 2018 e 2019, uma advogada, 19 policiais civis e dois traficantes foram condenados. O MPSP recorreu das absolvições de dez policiais civis. Os processos estão em segunda instância aguardando julgamento.
Em outubro de 2018, em conjunto com a Promotoria do Patrimônio Público de São José dos Campos, o Gaeco ajuizou uma ação de improbidade administrativa contra os 30 policiais civis.
Em setembro de 2019 foi oferecida denúncia por lavagem de dinheiro contra sete pessoas, havendo o sequestro judicial de 12 imóveis que valem mais de R$ 4 milhões. O processo tramita na Justiça de São José dos Campos.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.