Por João Pedro Teles Em RMVale

Laudo deve confirmar agressão a 22 detentos do CDP de São José

Após denúncias de espancamento, 24 detentos do CDP (Centro de Detenção Provisória) de São José dos Campos compareceram ao IML (Instituto Médico Legal), na tarde desta terça-feira (11), para realização de exame de corpo de delito.

As agressões teriam sido cometidas por agentes do GIR (Grupo de Intervenções Rápidas), durante revista que aconteceu na última sexta-feira (7) no pavilhão 1, após um drone (espécie de mini-helicóptero) ter lançado um pacote de 250g de cocaína no pavilhão.

cdp_sao_jose_dos_campos_manifestacao_parentres_de_presos_foto_warley_leite_meon_12

Do lado de fora do CDP, familiares denunciam violência contra os detentos

Warley Leite/ Meon

Segundo apuração do Meon, o laudo deve comprovar que 22 presos sofreram agressões durante a ação do GIR. Quanto aos outros dois, não foram encontradas evidências de espancamento. 

Os exames foram realizados a pedido do promotor de Justiça Fábio Antonio Xavier de Moraes, que visitou os detentos do pavilhão 1 do CDP nesta segunda-feira (10). O resultado da perícia será base para investigação da promotoria pública sobre uso excessivo de força por parte dos agentes. Ainda não há data definida para a divulgação dos resultados.

Castigo 
Após o episódio envolvendo a entrega de cocaína por um drone, todos os presos do pavilhão 1 estão proibidos de receber visitas. A medida, segundo a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), faz parte de uma punição administrativa e é padrão em todo o Estado.

A medida causou revolta entre os familiares dos detentos, que acusam os agentes de tortura e de manter os presos sem luz e água como forma de repreensão.

Um grupo com cerca de 30 parentes dos encarcerados se reuniu nesta segunda-feira (10) em frente ao CDP. Eles relatavam que até mesmo as vestimentas dos integrantes do Pavilhão 1 haviam sido retiradas pelos agentes. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por João Pedro Teles, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.