Por Meon Em RMVale

Lei de Zoneamento: Urbanova reivindica novo acesso ao bairro

Pouco mais de 100 pessoas estiveram, nesta segunda-feira (17), no auditório da Univap para participar da 20ª e última audiência pública para debater a nova Lei de Zoneamento de São José dos Campos. Na presença de vereadores e secretários de diferentes pastas, moradores do Urbanova, na região oeste da cidade, se manifestaram contra o crescimento desorganizado e pedem a construção de um novo acesso ao bairro, além de novas áreas de lazer.

Com cerca de 7.000 habitantes, o Urbanova, bairro dividido em condomínios fechados, tem como desafio planejar um inevitável crescimento populacional. Com novos loteamentos construídos ou prestes a serem inaugurados, moradores mais antigos pedem por mais infraestrutura.

zoneamento

Audiência pública no Urbanova foi a última da série de 20 realizadas

João Pedro Teles/Meon

"Só temos uma via de acesso, o que deixa o trânsito completamente parado nos horários de pico. A avenida Lineu de Moura enche de água quando chove muito. Já ouvimos de administrações anteriores a promessa de construção de uma nova via. Até agora nada aconteceu", conta Orlando Lindigren.

As poucas opções para transporte público também são alvos de críticas. "Se a nova lei quer privilegiar o transporte coletivo, como aceitar que se caminhe tanto para conseguir pegar um ônibus no Urbanova. Fora isso, as linhas são escassas e não atendem a todos", ressalta Jane Lopes Faria.

Durante o evento, também foi solicitado que a nova Lei de Zoneamento proteja bens ecológicos como nascentes, áreas verdes e os animais nativos. Uma das principais preocupações é de que uma verticalização sem planejamento acabe por mudar as características do bairro.

"Hoje o Urbanova é um exemplo do que a falta de planejamento pode fazer. Com tanta área verde, não existe sequer um espaço público para que a gente possa passear aos finais de semana. O projeto do parque do Ribeirão Vermelho até agora está sem prazo para início de obras. É importante equacionar essa situação de forma inteligente", afirma Lincon Delgado.

Consultas
As audiências públicas foram realizadas em 20 bairros da cidade. Cada participante teve o direito de se manifestar durante três minutos. As reivindicações foram registradas tanto nas atas de cada reunião quanto nas gravações em vídeo. Ambas estarão disponíveis no site da prefeitura

Embora esta tenha sido a última audiência pública, os joseenses também poderão enviar suas opiniões até o dia 25, também por meio do site.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.