RMVale

Leticia Aguiar afirma que pedirá cassação de Arthur do Val; Sérgio Victor publica nota de repúdio

Deputados estaduais da RMVale repudiaram as declarações misóginas feitas pelo parlamentar “Mamãe Falei” sobre mulheres ucranianas

Escrito por Gabriel Campoy

07 MAR 2022 - 12H11 (Atualizada em 07 MAR 2022 - 13H22)

Reprodução / Instagram

Os representantes da RMVale na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) se pronunciaram nos últimos dias repudiando os áudios vazados do deputado estadual Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, em que o parlamentar comenta de forma misógina a condição das mulheres ucranianas refugiadas da guerra no leste europeu.





Leticia Aguiar, deputada eleita por São José, afirmou que a “fala de Arthur ofendeu as mulheres do mundo todo”, e declarou que seria bom se o parlamentar “renunciasse ao cargo que exerce".

“Nós, mulheres de bem, jamais iremos aceitar palavras como essa. O deputado, que se diz conservador, um cara de direita, agir dessa maneira, com esses áudios vazados, envergonha a todos. Ele já voltou da Ucrânia e anunciou sua renúncia da candidatura ao Governo de São Paulo, mas seria ainda melhor se desistisse do seu cargo”, desabafou.

Além disso, Leticia Aguiar enfatizou que está avaliando medidas junto aos conselhos de ética da Alesp e, entre os pedidos, está a cassação do mandato de Arthur do Val.

“Ele não pode estar em uma esfera tão alta de representação e dar declarações como esse absurdo. Já estamos em contato com outros parlamentares, homens e mulheres que se sentiram ofendidos por essas falas. Além disso, vamos avaliar medidas junto aos conselhos de éticas e pediremos sua suspensão mediata, além da cassação do mandato”, finalizou.

Já o outro representante da região, Sérgio Victor, de Taubaté, divulgou através de seus perfis oficiais nas redes sociais a nota de repúdio emitida pela bancada do Partido Novo na Alesp.

A nota afirma que “comentários como o de Arthur se tornam ainda mais graves quando ligados a questões humanitárias”. Confira abaixo.


Entenda o caso

O deputado estadual Arthur do Val (PODE), mais conhecido por seu pseudônimo no YouTube "Mamãe Falei", causou polêmica ao ter áudios vazados afirmando que "as mulheres ucranianas são fáceis porque são pobres".

Arthur estava no país do leste europeu, que há mais de uma semana está em guerra contra a Rússia. De acordo com o parlamentar, sua visita ao país teve como intuito levar doações aos civis que estariam em meio ao fogo cruzado e mostrar todos os detalhes de um conflito armado de grande proporções entre dois países.

Dias antes de chegar ao Brasil, começaram a pipocar nas redes sociais áudios com uma voz atribuída ao deputado em que realizava uma série de declarações com cunho misógina. Em dado momento, Arthur -- que confirmou ser sua a voz -- chega a afirmar que a beleza feminina no país é "maior do que qualquer fila de mulheres em qualquer balada top de São Paulo".

Logo que caiu na rede os áudios causaram revolta e diversas manifestações de personalidades públicas, do meio artístico e político, condenando as falas. Ao chegar no Brasil, ainda no aeroporto, em contato com a imprensa, Arthur afirmou que as falas "foram erradas e infelizes", mas que teria falado o que falou em "um momento de empolgação".

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.