RMVale

Levantamento do Codivap mostra que RMVale tem defasagem de 101.814 doses de vacina contra a Covid-19

Taubaté, Caçapava e São José são as cidades onde mais faltam doses

Escrito por Meon

05 JUL 2021 - 16H33 (Atualizada em 05 JUL 2021 - 20H27)

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Na última sexta-feira (2), a Codivap (Associação de Municípios do Vale do Paraíba) produziu um levantamento sobre a defasagem de vacinas contra a Covid-19 nas cidades da RMVale. Ao todo, foi diagnosticado que ainda faltam 101.814 doses para a região atingir 100% dos públicos já convocados na campanha de imunização.

Segundo o consórcio, dos 39 municípios integrantes da Codivap, 30 enviaram os dados sobre o déficit até o dia 2 de julho; 25 cidades apresentaram um número expressivo de demandas de doses de vacina e outras cinco alegaram ter imunizante suficiente para o público convocado.

As cidades com os maiores déficits de vacinas, segundo o levantamento da Codivap, são Taubaté, com 33.377 defasagem de doses; Caçapava, com 17.372 doses e São José dos Campos, com 16.068 doses faltando para completar o esquema vacinal dos públicos já divulgados.

Os municípios sem nenhuma defasagem são: Areias, Lavrinhas, Lorena, Natividade da Serra e Queluz.

No documento enviado ao Governo do Estado de São Paulo, a associação informou que as referências para o cálculo da quantidade de doses de vacinas que devem ser enviadas aos municípios não correspondem a atual realidade das cidades da RMVale.

“Além do crescimento populacional normal e esperado, estamos vivenciando uma situação de muita procura pelas vacinas contra COVID, diferente do que ocorre nas campanhas de vacinação contra gripe, cujo interesse em se vacinar é muito menor. Também nos municípios de menor porte populacional, do litoral e serra, tem uma população adicional, principalmente de idosos, residindo nestes municípios (segunda residência), vindas dos grandes centros buscando refúgio neste período da pandemia”, informou.

A Codivap ressaltou que essa insuficiência do número de doses necessárias para a cobertura total do público alvo provoca uma situação de revolta e insatisfação na população não vacinada, além de pressão da imprensa, gerando um cenário de tensão e desgaste aos gestores municipais.

Por fim, o documento assinado por Izaias José de Santana, Presidente da Codivap e Prefeito de Jacareí, reforçou que as doses devem ser enviadas urgentemente para que o caos não se estabeleça e os municípios prossigam com a campanha e garantam cobertura e imunização da população adulta da RMVale.

Confira as cidades com defasagem de doses na RMVale:

Reprodução/Codivap
Reprodução/Codivap

A Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo enviou resposta no vídeo a seguir:


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.