RMVale

Liminar suspende eleição da OAB de São José por foto de candidata não constar nas urnas

12ª Vara Federal de São José considerou que candidata foi “impedida de concorrer em condições de igualdade”

Escrito por Gabriel Campoy

25 NOV 2021 - 09H15 (Atualizada em 25 NOV 2021 - 09H58)

A eleição para presidente da 36ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José dos Campos foi suspensa após a 12ª Vara Federal de São Paulo acatar pedido de liminar da candidata Neusa do Carmo. A candidata entrou na Justiça porque sua foto não constava na urna eletrônica. A decisão foi expedida na noite desta quarta-feira (24) e a eleição estava prevista para acontecer nesta quinta-feira (25), de 9h às 17h.

Na relação das fotografias que devem aparecer na hora da votação, confirmando a escolha por determinado candidato, ao invés do retrato da advogada aparece uma imagem sem identificação.

Reprodução/Internet
Reprodução/Internet


“Estamos falando de princípios como equidade, participação feminina e de uma mulher negra. A OAB priorizou a questão da diversidade nessas questões para as eleições deste ano. Todos na mesma condição. Por conta disso eu não aceitei. Estamos falando de visibilidade”, desabafou Neusa.

Segundo o juiz da 12ª Vara Federal que acatou a liminar, Caio José Bovino Greggio, a decisão do cancelamento se deu por conta da ausência de tempo hábil para a readequação das condições da candidata.

“Os documentos anexados corroboram as alegações da impetrante, ou seja, de que houve ilegalidade e cerceamento do direito de concorrer em igualdade de condições às eleições”, diz a liminar.

A decisão afirma também que Neusa do Carmo teria se inscrito regularmente para concorrer nas eleições, conforme a Consulta de Chapas com registro requerido nas eleições.

Segundo Neusa, sua foto havia sido mandada de acordo com o prazo pedido pela Comissão Eleitora. A advogada teria questionado a comissão sobre o recebimento do e-mail e ficado sem resposta.

“Fui comunicada pelo responsável da Comissão de São José que, através do sistema do TRE, avisou que minha fotografia não constava na urna”, disse a candidata.

Ao procurar a sede da Comissão Eleitoral, em São Paulo, foi avisada que o fato em relação à sua foto era "irreversível", sendo aquela imagem a que iria aparecer nas urnas. Por conta disso, a candidata entrou com a ação na Justiça.

Procurada pela reportagem do Portal Meon, a Comissão Eleitoral da 36ª subseção de São José dos Campos até o momento não respondeu às solicitações.

Eleições da 36ª subseção de São José

As eleições da 36ª subseção de São José envolvem cerca de 5 mil advogados, sendo que a grande maioria está com a anuidade em dia, configurando-se apto para participar do pleito.

Além de Neusa do Carmo, da chapa “Renovação e Compromisso”, os outros candidatos são Marcelo Kajiura, da chapa “Experiência e Inovação", e Márcio Mendez, da chapa “OAB Independente”.

O voto é obrigatório e será realizado via urna eletrônica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.