Começou, nesta terça-feira (3), a greve dos ferroviários. A paralisação é unificada com metroviários e trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O governador Tarcísio Gomes de Freitas comentou mais cedo com os repórteres em uma coletiva de imprensa. “Infelizmente o que estávamos esperando está se concretizando. Estamos entrando em uma greve de metrô, CPTM, com a Sabesp. Uma greve ilegal, abusiva e claramente politica. O interesse deles é totalmente corporativo. Quem está entrando em greve está se esquecendo dos cidadãos. As pessoas estão nas estações precisando do transporte publico, um direito social para chegar ao trabalho, a uma consulta, ir para faculdade e até para uma entrevista de emprego e se deparam com a estação fechada e com as linhas sem operação. A justiça tinha decretado 100% efetivo nos horários de pico e a medida foi ignorada. “
O governador comentou dos horários de picos - 4h as 9h e das 16 as 21h – que o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) havia decretado 100% do funcionamento enquanto o restante do tempo deveria ter ao menos 80% do pessoal trabalhando nas linhas.
A Justiça também se manifestou de maneira contrária a liberação das catracas devido ao alto risco de tumultos e acidentes graves nas estações.
As linhas do metrô que continuam em funcionamento normalmente são as:
• 4-Amarela;
• 5-Lilás;
• 8-Diamante;
• 9-Esmeralda.
As linhas totalmente paralisadas são:
• Linha 1– Azul;
• Linha 2– Verde;
• Linha 3– Vermelha;
• Linha 15– Prata;
• Linha 10– Turquesa;
• Linha 12– Safira;
• Linha 13– Jade.
Enquanto as linhas 7–Rubi e a 11–Coral funcionam parcialmente.
Integrações abertas: Linha 7-Rubi na Estação Barra Funda com a Linha 8-Diamante / Linha 11-Coral e 7-Rubi na Estação Luz com a Linha 4-Amarela
As transferências com a Linha 3-Vermelha, na Barra Funda, e com a Linha 1 Azul, na Luz, continuam fechadas.
Ônibus
Os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente nesta terça-feira (3). A EMTU e a SPTrans organizaram um esquema especial para manter a frota total durante todo o dia a fim de minimizar os transtornos causados à população por essa greve ilegal. Na capital, a SPTrans ampliou os itinerários de mais de 20 linhas municipais para que os passageiros consigam chegar mais perto de locais com maior concentração de comércio e serviços.
Sabesp
A companhia deve funcionar 85% do contingente referente a serviços essenciais. Por hora, todos os sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos seguem operando regularmente.
Ponto Facultativo
O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira (3). O objetivo é reduzir os prejuízos à população, garantindo a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve. Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão continuar a oferecer normalmente as refeições previstas para terça. As consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo. Aulas e provas da rede estadual de ensino também serão repostas e reagendadas.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.